header top bar

José Anchieta

section content

As eleições na vida dos municípios

30/09/2016 às 10h31

A corrida sucessória municipal chega ao seu final, expondo a realidade das cidades e renovando novas expectativas da população. Numa campanha eleitoral mais curta, de apenas um mês e meio, os postulantes aos cargos eletivos tiveram a oportunidade de apresentar propostas de políticas públicas e debater os problemas e soluções para os inúmeros problemas vivenciados pelas comunidades urbanas e rurais.

O acirramento entre grupos políticos que, normalmente, estão disputando o poder, voltou a marcar o processo eleitoral deste ano. Aliás, a disputa acirrada tem sido uma característica das eleições para prefeito no nosso Sertão, porque elas estão mais próximas do eleitor, e chegam a influenciar de forma mais intensa os hábitos de cada cidadão.

Historicamente, os municípios vivem os processos políticos de forma mais intensa e envolvente. É nos municípios que as famílias buscam satisfazer suas necessidades básicas de habitação, saúde, educação, segurança, emprego e lazer. Ao gestor público, cabe executar as ações que garantam a normalidade da vida administrativa e um ambiente de vida digna aos cidadãos.

O pleito municipal deste ano é o primeiro depois de toda uma crise política vivenciada no país, que resultou na queda da presidente Dilma e na posse do vice-presidente Michel Temer. É a primeira vez que o eleitor vai às urnas depois de tantos escândalos, que resultaram em várias operações do Ministério Público e da Polícia Federal. E vale ressaltar que essa situação também chegou aos estados e municípios, aumentando o descrédito da nossa classe política.

Pois bem, e o que esperar das urnas, neste dia 02 de outubro? Qual será a decisão do eleitor que anda tão desencantado com a atividade política? São perguntas feitas no dia a dia das pessoas, e que aguardam respostas desse novo teste da nossa democracia, marcado para o próximo domingo. Uma coisa é certa: nunca se discutiu tanto a necessidade do voto consciente e a importância dessas eleições na vida dos municípios.

Eventos de encerramento

As coligações partidárias que disputam a Prefeitura de Cajazeiras, a exemplo dos demais municípios. encerraram, ontem, seus atos de campanha, seguindo as regras da legislação eleitoral vigente. As atenções de todos se voltam, agora, para os preparativos da eleição. Espera-se que tudo aconteça dentro da mais absoluta normalidade.

O abastecimento em risco

O açude Engenheiro Avidos está com seu volume cada vez mais crítico: pouco mais de 6%, e a população de Cajazeiras corre sério risco de um

colapso no abastecimento. Se não chover o suficiente para uma recarga no início do próximo ano, a nossa cidade ficará sem água, o que é muito preocupante. Em várias partes da cidade, principalmente na zona norte, a população já vem sofrendo muito com as constantes interrupções no abastecimento.

José Anchieta

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: