header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Comentando a Copa do Mundo (fim)

13/07/2018 às 14h23

Infelizmente estamos fora da final da Copa do Mundo, aliás, derrotados pela Bélgica, o Brasil sequer passou das quartas de finais desta competição. O sonho do hexa demorará mais quatro anos, em 2022 e, até a edição da próxima copa, teremos um bom tempo para darmos continuidade à busca por uma “nova” seleção, renovada, que deverá assim acontecer já que alguns integrantes deste grupo da Rússia não deverão estar presente no próximo mundial. Mas, vida que segue e, observei que o mar de lamentações e o jogo dos culpados pelo Brasil eliminado, foi tão pouco que não deu nem para servir de comentários. O que nós brasileiros, e em grande maioria queremos é a manutenção da continuidade do trabalho de Tite no comando técnico da seleção brasileira. Bom lembrar aqui que em 2019, o Brasil sediará a Copa América e assim, reiniciar um novo ciclo em termos de selecionáveis rejuvenescidos para vestir a amarelinha. A final da copa a se realizar neste domingo 15, teremos a França que já chegara a Rússia como uma das favoritas, contra a “zebra”, Croácia, que mesmo sendo considerada uma “azarão”, fez uma Copa do Mundo perfeita, tanto assim que com muita autoridade chega a esta final. Claro que, a seleção de Deschamps vem para a final como favorita, possui grandes craques como Pogba, Mbappé, Griezmann, entre outros, mas, decerto, encontrará uma Croácia bem postada taticamente e com o comando de Modric, aquele 10 que tanto fez falta ao Brasil para organizar o nosso jogo. A Copa do Mundo chega ao fim, 30 dias de futebol e, muito futebol, para quem gosta de estudar e observar detalhes de cada partida, de cada seleção, um “prato cheio”. Na verdade, no plano tático, vimos seleções jogando “seguras” e sem dar nenhuma chance aos seus adversários, exemplo: França. Obervamos seleções jogando com rara determinação tática, exemplo: Croácia. Muito bonito ver a seleção da Inglaterra voltar a disputar uma Copa do Mundo com muita competência, principalmente pela renovação que foi feita de forma muito competente. Infelizmente, o futebol do nosso continente não correspondeu, mas, aplausos para a celeste do Uruguai que com certeza empolgou e devolveu o carisma da raça aos seus compatriotas. Enquanto isso, a Argentina terá que mais uma vez se refazer, Messi, como no Brasil, decepcionou e não foi nem sombra daquele jogador do Barça. A Copa do Mundo acabou, entretanto, o futebol segue a todo vapor com a volta do brasileirão e do meu Mengão.

Eliminada
A eliminação do Campinense na última segunda-feira após a derrota nos pênaltis para o Ferroviário nas quartas de final da Série D deste ano gerou uma série de transtornos para a equipe raposeira. Primeiramente, o Rubro-Negro encerrou suas atividades profissionais em 2018 ainda na primeira quinzena do mês de julho, o que vai deixar o clube de portas fechadas por pelo menos cinco meses. Segundo, no próximo ano, o Rubro-Negro de Campina Grande vai para sua sétima participação na Série D do Campeonato Brasileiro, quase que todas elas de forma consecutiva, já que o Campinense nunca conseguiu um acesso nessa divisão do Brasileiro. O “calvário” rubro-negro na Série D começou na temporada de 2012, logo após o rebaixamento na Série C do ano anterior.

Não convenceu
O treinador do Botafogo-PB, evidentemente, comemorou bastante a vitória do Botafogo-PB diante do ABC, por 2 a 0. Afinal, o clube estava há 6 partidas sem vencer na Série C e, além disso, o triunfo significou a primeira vitória de Evaristo Piza no comando do Belo. Apesar de tudo isso, o técnico não fugiu de uma análise mais crítica à apresentação da equipe, disse que o resultado veio, mas, o seu time continua devendo em termos de apresentar um futebol bem jogado. Perguntado sobre a fragilidade dos lados do campo do time, com o pouco aproveitamento nos lances com os laterais, Piza revelou que só a repetição nos treinamentos pode ajustar essa deficiência, que é vista desde o começo do ano.

BOLA DENTRO
Para as seleções da França e da Croácia que neste domingo farão a grande final da Copa do Mundo. De um lado a técnica, do outro a tática. A tão cobiçada Taça de campeão do mundo vai ficar em boas mãos, ganhe quem ganhar. Essas são seleções NOTA 10!

BOLA FORA
Para a decepcionante eliminação do Campinense, nas penalidades, frente ao Ferroviário do Ceará para o acesso à Série C do Brasileiro. A raposa fez um jogo feio e pobre de futebol. Sem mais nem menos, NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: