header top bar

José Anchieta

section content

O Sertão e a crise hídrica

25/11/2016 às 14h40

Os cajazeirenses e sertanejos chegam ao final do quinto ano consecutivo de invernos irregularidades, com graves prejuízos para as atividades agrícolas e pecuárias, mas o maior problema é a escassez de água para o consumo humano e animal. Em muitas cidades, já houve colapso no abastecimento, e em outras, a população vem enfrentando o racionamento, com a água chegando com dificuldades às residências.

O nível dos reservatórios é muito crítico, e se não chover o suficiente para uma recarga, quase todas as cidades vão sofrer interrupção no abastecimento. Em Cajazeiras, por exemplo, o açude Engenheiro Avidos está com um volume muito baixo, precisando de recarga para continuar abastecendo a cidade. Em algumas áreas, a água não consegue mais chegar com normalidade às torneiras.

Esse quadro tem inquietado todos os segmentos da sociedade cajazeirense, que temem maiores problemas no seu abastecimento. Nas partes mais altas, os moradores clamam diariamente por água, e esperam alguma providência paliativa por parte dos poderes competentes.

É o nosso Sertão seco vivendo mais esse cenário de preocupação e tristeza, esperando pela tão prometida transposição de águas do São Francisco e outros planos que minimizem o grave o problema.

Em Brasília

O prefeito eleito de Cajazeiras, José Aldemir, anunciou mais uma conquista para minimizar o problema da falta d’água: 30 poços artesianos para serem perfurados nos bairros da cidade, a partir de janeiro, em convênio com a Prefeitura Municipal. A ideia, segundo ele, é desenvolver um grande programa de perfuração de poços em toda a cidade e na zona rural. Zé Aldemir que se prevenir sobre possíveis problemas no abastecimento de Cajazeiras.

Em Brasília II

Em sua nova viagem à capital federal, o prefeito eleito também tenta consolidar junto aos ministérios da Saúde e Educação outras conquistas importantes para a cidade, a exemplo do Centro de Diagnóstico por Imagem, um equipamento muito necessário e reclamado pela população de Cajazeiras e da região.

A Luta do SINFUMC

O Sindicato dos Funcionários Municipais de Cajazeiras, incansável na luta em defesa dos direitos dos servidores municipais, venceu mais uma batalha ao conseguir junto à Justiça local o bloqueio de recursos da Prefeitura Municipal para pagamento dos salários atrasados de novembro e dezembro de 2008. Há oito anos, portanto, o SINFUMC briga na Justiça para fazer valer esse direito dos seus associados. Será que a atual gestão ainda vai resistir, recorrendo da decisão? Vamos esperar que os servidores possam, enfim, receber os seus salários.

José Anchieta

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: