header top bar

Lidiane Abreu

section content

Pesquisa DataVox mostra queda de Agra e crescimento de Cícero

02/07/2011 às 13h55

A pesquisa divulgada pelo Instituto DataVox traz uma surpresa no quadro eleitoral de João Pessoa. Após duas pesquisas (uma em fevereiro e outra em Junho) com a liderança do prefeito Luciano Agra, os números da DataVox mostram uma queda considerável do socialista e ascensão do tucano Cícero Lucena. O instituto realizou 1068 entrevistas, com 95,5% de confiança e margem de erro de 3%. As entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de junho.

Na pesquisa, o ex-prefeito Cícero Lucena aparece em primeiro com 18,6%; Maranhão 17,0%; Luciano Agra 10,9%; João Gonçalves 3,4%; Luciano Cartaxo 3,0%; Dr. Anibal 2,6%; Manoel Jr 1,4% e Bira 0,8%. O cenário mostra que a imagem do prefeito Luciano Agra ainda sofre desgaste decorrente das últimas crises do governo Ricardo Coutinho. E que Maranhão, como o mais rejeitado, é a pior alternativa para a Oposição.

No quesito rejeição, quem lidera é o ex-governador Zé Maranhão com 24, 3%, seguido de Cícero Lucena 18,4%; Luciano Agra 10,9%; Manoel Jr 7,6% e por último Luciano Cartaxo 5,6%. Dois resultados interessantes devem ser destacados: o Deputado Luciano Cartaxo, que chegou a um dos cenários com quase 10%; e o índice de rejeição do ex-governador Zé Maranhão, que atingiu o patamar de 24,3%.

Outro dado interessante na pesquisa é que 67% dos pessoenses não sabem de nada que tenha sido feito pelo atual prefeito Luciano Agra, mas ao mesmo tempo cerca de 50% aprovam a sua administração. Por outro lado, 63,8% dizem que não votariam num candidato por influência ou indicação do Governador Ricardo Coutinho.

O prefeito Luciano Agra ainda aparece numa situação confortável, pois dentre os principais candidatos ele é o menos rejeitado e que tem uma popularidade ainda baixa, ou seja, tem um grande potencial de crescimento maior, uma vez que grande parcela da população ainda não associa a gestão à pessoa do Luciano Agra. Também é preciso relativizar os números. Agra é político há alguns meses. Cícero e Maranhão estão na política há décadas.

A aprovação do governo está boa, mas pode melhorar. E deverá ser a principal arma na campanha eleitoral, principalmente na TV. Onde Agra poderá facilmente fazer um paralelo entre os oito anos de gestão de Cícero Lucena e os oitos anos dos PSB. Basta a Agra imprimir a sua marca e realizar obras e ações fundamentais, como a melhoria do trânsito e urbanização dos bairros periféricos.
 

Lidiane Abreu

Lidiane Abreu

Estudante do curso de Licenciatura em História (UFCG) e redatora do portal Diário do Sertão.

Contato: [email protected]

Lidiane Abreu

Lidiane Abreu

Estudante do curso de Licenciatura em História (UFCG) e redatora do portal Diário do Sertão.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: