Os 28 candidatos a deputado, estadual ou federal, que têm domicílio eleitoral em Mogi das Cruzes podem gastar até R$ 79,75 milhões na campanha que se encontra em pleno andamento. O montante será atingido se todos eles aplicarem na busca pelo voto o teto de recursos declarados ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, que ontem divulgou a informação. Segundo a lista oficial, PSB e PV são os partidos que mais pretendem gastar para eleger representante à Assembleia Legislativa: R$ 5 milhões para cada um dos concorrentes. O mesmo valor é citado individualmente por dez legendas que apresentaram nomes à Câmara Federal: PDT, PTB, PRB, PT, PR, PC do B, PT do B, PSL, PSB e DEM. De acordo com o TRE-SP, os limites de custos foram informados no processo de registro pelo partido e é o máximo que cada candidato poderá gastar no processo de busca pelo voto. Em caso de os valores serem excedidos, conforme reza a legislação em vigor, o gasto de recursos além dos valores declarados sujeita o responsável ao pagamento de multa no valor de cinco a dez vezes a quantia extrapolada. Ao conversar com qualquer um dos políticos da Cidade em campanha, é difícil arrancar deles a confirmação de que vão mesmo gastar o tanto que declararam à Justiça. Diante disso, fica a questão: se não pretendem realmente aplicar o valor, por que é que o informaram? Mais um dos mistérios para procuradores e desembargadores resolverem. E para o eleitor ficar esperto.
Mistério
Que fim levou o inquérito aberto pela Delegacia Seccional da Polícia Civil em março deste ano para apurar as responsabilidades de um dos casos mais rumorosos dos últimos tempos: o trote violento aplicado aos calouros da Faculdade de Medicina? Se foi concluído ou arquivado, ninguém sabe.
Comitê
O deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) começou a distribuir ontem os convites para a solenidade de inauguração de seu comitê eleitoral para a reeleição, que funcionará no número 223 da Rua Capitão Manoel Caetano, no Centro. Será nesta quarta-feira, às 11 horas. Entre as personalidades que já confirmaram presença, a do candidato ao Senado pelo PSDB, Aloysio Ferreira Nunes.
Barriga
Para se ter uma ideia de como as votações ocorrem na Câmara de Mogi: na derradeira sessão do semestre, quarta-feira última, os vereadores aprovaram por unanimidade uma indicação para o governo "determinar ao setor competente da Municipalidade" as "ações administrativas necessárias para viabilizar a manutenção no Clube de Malha do Jardim Rodeio". Natural, não fosse um mero detalhe: a entidade em questão é particular.
Armas
Mais duas turmas de policiais estarão em Mogi na semana que vem participando do Curso de Especialização em Armamento e Tiro para Manuseio de Carabina e Submetralhadora. As aulas, que começarão às 8h e se estenderão até às 17h40 dos dias 23 e 24 de julho, reunirão 44 alunos na Academia da Polícia Civil, no Bairro das Varinhas.
Frase do dia : Quero que coloque na matéria que sou um candidato que leva a esposa para cima e para baixo. Miguel Ortega, que concorre a deputado federal pelo PTN, instruindo a repórter que o entrevistava para destacar no texto as suas qualidades