header top bar

section content

Hemocentro da Paraíba realiza homenagens às mulheres doadoras

Na ocasião da abertura, no Dia Internacional da Mulher, uma programação especial homenageou as doadoras.

Por Priscila Belmont

09/03/2017 às 10h18

A data para homenagear, agradecer e também para informar e conscientizar a população sobre a importância de doar sangue.

A Campanha Feminina de Doação de Sangue lançada, nessa quarta-feira (8), no Hemocentro da Paraíba se prolongará até o fim deste mês. Na ocasião da abertura, no Dia Internacional da Mulher, uma programação especial homenageou as doadoras. A diretora geral da instituição, Luciana Gomes, também participou da ação e após enfrentar todas as etapas de pré-triagem e triagem, foi ao setor de coleta doar sangue.

Segundo ela, o objetivo da campanha é incentivar e aumentar o número de doadoras. “Atualmente, apenas 25% dos nossos doadores são mulheres. Trabalhamos para que este percentual aumente para cerca de 30%. Por isso, além de homenagear mulheres doadoras que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, queremos levar informações e conscientizar todas as mulheres sobre a importância de serem doadoras de sangue” destacou.

A diretora ressaltou ainda que com seu gesto de doar de sangue busca desmistificar alguns medos. “Doar sangue não dói e não traz desconforto ao doador. Este é um ato de solidariedade que salva vidas”, concluiu Luciana Gomes.

Durante as comemorações, uma das homenageadas foi a enfermeira Janaína Campos. Ela é a doadora com maior número de doações, 37 no total. “Eu comecei a doar em 1997 e desde então não parei. Para mim, o ato de doar sangue é um ato de amor e carinho. Eu vejo que ao doar sangue para uma pessoa que nem conheço, esta pessoa está sendo cuidada, eu ajudo pelo menos quatro pessoas com o meu sangue”, declarou.

No lançamento da campanha, as mulheres doadoras foram recepcionadas com uma apresentação do Grupo Vocal Nossa Voz que cantou e tocou músicas da MPB e da Bossa Nova. Já no espaço Beleza da Mulher, as doadoras puderam fazer limpeza de pele, em uma ação realizada em parceria com a empresa Mary Kay. Houve ainda entrega de brindes e oferta de um lanche especial as doadoras.

Somente dois fatores impedem a doação feminina: gravidez ou período de amamentação durante o primeiro ano de vida do bebê.

Secom

Recomendado pelo Google: