header top bar

section content

Dia do Ouvidor é comemorado com programação especial na Paraíba

Para a ouvidora do Estado, Tânia Brito, a iniciativa de compartilhamentos de experiências é importante para fortalecer o trabalho e implantar onde, por acaso, ainda não existe.

Por Priscila Belmont

17/03/2017 às 10h28

Ouvidora Tânia Brito (Foto: Walter Rafael)

A Ouvidoria Geral do Estado da Paraíba comemorou nessa quinta-feira (16), o Dia Nacional do Ouvidor e da Ouvidoria com uma programação de atividades e debates com cerca de 40 ouvidores de instituições privadas e de órgãos públicos, no Campus das Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança – Facene/Famene, localizada no bairro do Valentina Figueiredo, em João Pessoa.

As palestras tiveram a participação de ouvidores experientes como Doriel Veloso, do Ministério Público da Paraíba que compôs a mesa, ao lado da Ouvidora do Estado Tânia Brito, Marlene Ramalho Rosas (Facene/Famene), Daniella Pereira (Unipê) e Michelle Silveira (Unimed/JP).

“Estou muito feliz neste dia porque temos o papel e dever de fazer cumprir todo o processo de interlocução entre as partes. Em breve, estaremos levando à população, através do nosso Fórum, um projeto de informações de direitos à saúde para a população das periferias. Queremos ouvir as demandas com o coração”, antecipou o ouvidor Doriel Veloso.

Para a ouvidora do Estado, Tânia Brito, a iniciativa de compartilhamentos de experiências é importante para fortalecer o trabalho e implantar onde, por acaso, ainda não existe. “Ser ouvidor é caminhar passo-a-passo porque nossa democracia ainda é jovem. O Procon, por exemplo, foi uma demanda da sociedade e a ouvidoria também. Nossa escuta é qualificada e nos colocamos no lugar do outro. Para que possamos ser a cada dia mais autônomos”, disse.

A ouvidora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Liliane Targino, também participou do encontro e relatou um pouco da vivência no meio parlamentar. “Além dos mais de 30 deputados que já oferecem um espaço ao eleitor de ir com sua demanda, nós atendemos cada um que tenha interesse em participar do processo legislativo proporcionando uma democracia representativa. Nossa categoria foi honrada e ganhamos a aprovação de um Voto de Aplauso aprovado ontem pelos deputados”, revelou.

Na ocasião também houve a 8ª Reunião Facene/Famene de Ouvidores realizada anualmente, desde 2009, como também a 59ª reunião do Fórum Paraibano de Ouvidorias (Fopo). O Dia Nacional do Ouvidor foi sancionado pela Lei Federal 12.632/2012 e foi comemorado em todo território nacional.

Secom

Recomendado pelo Google: