header top bar

section content

Encontro discute demandas da produção agrícola em Campina Grande

O encontro teve como objetivo promover um diálogo do ministro com os integrantes do setor da agricultura, além de discutir as demandas dos produtores agrícolas do Estado

Por Campelo Sousa

01/07/2017 às 11h45

O encontro teve como objetivo promover um diálogo do ministro com os integrantes do setor da agricultura, além de discutir as demandas dos produtores agrícolas do Estado

O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, apresentou as demandas essenciais para a cadeia produtiva da agricultura na Paraíba, durante Encontro Regional da Agricultura, realizado nessa quinta-feira (29), na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande. O evento contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi.

O encontro teve como objetivo promover um diálogo do ministro com os integrantes do setor da agricultura, além de discutir as demandas dos produtores agrícolas do Estado. Foram abordados vários temas como abertura de mercado, compra e venda de produtos de origem animal e vegetal, área livre de aftosa, renegociação de dívidas dos agricultores, cana de açúcar, etanol, importação e exportação.

Na ocasião, o secretário Rômulo Montenegro comentou que considera um entrave a forma e as exigências da inspeção com foco especial no abate. “Ministro, é preciso que o Mapa estude uma forma de inspeção que não trave a produção nos estados, essa é uma questão que sufoca o produtor”, reivindicou o secretário.

O ministro Blairo Maggi ressaltou a participação do governo, ouviu as reivindicações, e disse que o Ministério da Agricultura vai se empenhar ainda mais no encaminhamento das reivindicações do setor agrícola às áreas competentes no governo, e também falou sobre a renegociação de dívidas para os agricultores. “Renegociação significa que o produtor volte a produzir e ser efetivo”, observou, adiantando que “a agricultura é uma indústria a céu aberto, sujeita às adversidades climáticas; e o governo tem obrigação de socorrê-la”.

Produtores rurais, entidades de classe e representantes do agronegócio, além de autoridades do setor também participaram do encontro.

Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: