header top bar

section content

Ricardo se reúne com representantes de institutos que apoiam as Escolas Cidadãs Integrais

A rede estadual de ensino melhorou muito e este ano, serão 100 Escolas Cidadãs Integrais funcionando pelo Estado.

Por Priscila Belmont

18/01/2018 às 18h53

Foto: José Marques

O governador Ricardo Coutinho se reuniu, nesta quinta-feira (18), com representantes do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Instituto Sonho Grande (ISG) e Instituto Natura que apoiam as Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba e em outros estados do país. Os Institutos atuam na capacitação da equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação e também no uso de estratégias de monitoramento e de supervisão, para que a Secretaria possa estar sempre próxima das escolas, proporcionando melhores condições de funcionamento do ambiente escolar.

Participaram da reunião os representantes do ICE, Marcos Magalhães e João Freitas, o representante do ISG, Sandro Castro, o representante do Instituto Natura, David Saad, o secretário da Educação, Aléssio Trindade, a secretária executiva Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, e outros integrantes dos órgãos.

As Escolas Cidadãs Integrais funcionam em tempo integral com nove aulas diárias, com um currículo integrado formado por disciplinas da base comum curricular, disciplinas da parte diversificada e disciplinas da base profissional (técnica), no caso das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT).

Esse modelo de escola é compreendido como uma política pública de educação integral, inserida nos Planos Estadual e Nacional de Educação. “Estamos dando grande passo na educação. A rede estadual de ensino melhorou muito e este ano, serão 100 Escolas Cidadãs Integrais funcionando pelo Estado. A escola integral proporciona mais qualidade de ensino e novas oportunidades para os estudantes. Nosso desafio é fazer com que elas funcionem cada vez melhor”, enfatizou o governador Ricardo Coutinho.

De acordo com o secretário da Educação, Aléssio Trindade, na reunião houve uma avaliação do que foi feito em parceria com os Institutos em 2017 nas Escolas Cidadãs e ponderado o que pode ser aprimorado em 2018. “Isso integra o planejamento para que o ano letivo de 2018 aconteça da melhor forma. É uma satisfação ver pessoas de fora, colocando a Paraíba como um dos quatro estados do Brasil que hoje já tem as maiores ofertas de ensino integral no Ensino Médio”, comentou.

O representante do ICE, Marcos Magalhães, explicou que dentro de um processo de implantação das Escolas Cidadãs Integrais acontecem reuniões semestrais de avaliação. “Então hoje fizemos um encontro de fechamento para mostrar os avanços obtidos em 2017. Já o ano de 2018 apresenta um desafio muito grande, devido à ampliação de Escolas Integrais, uma vez que a Paraíba terá quase 25% da rede neste modelo de ensino. É um avanço enorme em termos de Brasil e vamos continuar trabalhando em conjunto para que ao final de 2018 voltemos aqui para celebrar os bons resultados”, disse.

Os Institutos – O ICE é uma entidade sem fins econômicos que atua em vários estados do país. O Instituto busca contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica Pública, através da aplicação de inovações em conteúdo, método e gestão, objetivando a formação integral do estudante nas dimensões pessoal, social e produtiva.

O Instituto Sonho Grande (ISG) é uma instituição atuante na melhoria do ensino público brasileiro, que busca estabelecer parcerias com outras ONGs e fundações ligadas à educação. O ISG procura encontrar novas oportunidades de melhorias na educação por meio de pesquisas e estudos.

Para o Instituto Natura educar é mais do que aprender e ensinar, educar é transformar. A entidade busca contribuir para a formação de uma comunidade de aprendizagem com pessoas e organizações trabalhando juntos, estimulando a criação de ambientes de aprendizagem cada vez mais inovadores e transformadores.

Secom

Recomendado pelo Google: