header top bar

section content

Secretário de saúde diz que verbas federais serão mantidas e que o SAMU de Cajazeiras não vai fechar

A informação da possível suspensão dos repasses em 18 cidades da Paraíba foi divulgado no Diário Oficial da União

Por Campelo Sousa

19/07/2018 às 19h58

O Secretário de saúde de Cajazeiras, Cristóvão Pinheiro, prestou entrevista por telefone na tarde desta quinta-feira (19) ao “Programa da Tarde” da TV Diário do Sertão, que é apresentado por José Dias Neto, e esclareceu as informações divulgadas pelo Ministério da Saúde que teria suspendido o repasse anual referente a Qualificação da Central de Regulação das Urgências (CRU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional de Cajazeiras. Outras 17 cidades da Paraíba podem ter as verbas suspensas por irregularidades no Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS).

De acordo com portaria divulgada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (04), foram identificadas irregularidades, e os municípios não atenderam aos requisitos básicos para os recebimentos dos recursos.

Problema resolvido

José Anchieta confirmou que houve erro de informações repassadas ao Ministério da Saúde, porém, esse problema já foi resolvido e não existe risco de suspensão de verbas ou fechamento do SAMU:

“O ministério da saúde informou através da portaria quais os municípios que estavam alimentando o sistema de forma errada, entre eles, Cajazeiras. Imediatamente, logo após a notificação do MS, regularizamos todas as pendencias”, disse José Anchieta.

Samu não vai fechar

O secretário de governo e articulação política de Cajazeiras, José Anchieta, também participou do programa na TVDS e comentou sobre o assunto:

“Não há nenhuma preocupação em relação a isso, há alguns meses o ministério da saúde publicou uma portaria advertindo vários municípios sobre erros na alimentação do sistema e isso foi corrigido dentro do prazo e não há nenhum risco de Cajazeiras perder recurso. O que aconteceu foi uma falha no sistema de alimentação do SUS, e isso foi corrigido”, disse José Anchieta.

Entenda: Ministério da Saúde suspende repasse de meio milhão para o SAMU de Cajazeiras

Lista de municípios

Além de Cajazeiras e Santa Cruz, as cidades de Barra de Santa Rosa, Campina Grande, Condado, Igaracy, Itapororoca, João Pessoa, Lagoa de Dentro, Mogeiro, Passagem, Piancó, Queimadas, Remígio, Santa Rita, São José de Espinharas, São José do Bonfim, e Sapé também foram citados na lista divulgada pelo Ministério da Saúde.

VEJA AQUI A PORTARIA COMPLETA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE!

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: