header top bar

section content

Espaço HQ de março tem edição especial em homenagem às mulheres

O encontro acontece no sábado (18), das 15h às 18h, na Gibiteca Henfil do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A entrada é gratuita.

Por Priscila Belmont

10/03/2017 às 10h22

A ideia é reunir interessados no tema para um momento de interação, além de convidá-los a frequentar as atividades de HQ da Funesc.

A edição de março do projeto Espaço HQ será voltada para as comemorações do Dia Internacional da Mulher, oficialmente comemorado em 8 de março. A programação tem a tradicional feira de quadrinhos e um bate-papo sobre o tema “Construindo personagens femininas”, com a participação de Gabriel Jardim, Sabrina Bezerra e Thaïs Gualberto. O encontro acontece no sábado (18), das 15h às 18h, na Gibiteca Henfil do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A entrada é gratuita.

Desta vez, o evento traz uma temática importante para profissionais e entusiastas do assunto, que é a representação feminina nas histórias em quadrinhos, meio que já apresentou mulheres extremamente sexualizadas e estereotipadas, chegando ao surgimento do termo “women in refrigerators”, criado pela roteirista Gail Simone quando a namorada do Lanterna Verde foi assassinada e colocada dentro da geladeira, para representar o clichê da violência contra as mulheres como forma de incitar o personagem masculino a cometer um ato heroico. “Atualmente, podemos ver uma mudança nessa representação feminina, inclusive nas histórias de super-heróis, onde as mulheres estão cada vez mais diversas e distantes dos clichês utilizados costumeiramente para representá-las”, justifica Thaïs Gualberto, coordenadora de Quadrinhos da Funesc e criadora da personagem Olga, a Sexóloga.

O Projeto – Desenvolvido pela Funesc, o projeto Espaço HQ vem realizando regularmente atividades voltadas a esse segmento de produção, como oficinas, laboratórios, discussões, palestras e vivência entre profissionais e amadores da área. A primeira ação do projeto ocorreu em outubro de 2014 com o Laboratório de Quadrinhos, ministrado por Thaïs Gualberto. Desde então, novas edições aconteceram regularmente, passando a fazer parte da agenda permanente da Funesc. A ideia é reunir interessados no tema para um momento de interação, além de convidá-los a frequentar as atividades de HQ da Funesc, que tem fornecido espaço para a divulgação e comercialização do trabalho autoral de quadrinistas locais.

Feira de Quadrinhos – Nove mesas disponíveis para vender ou trocar quadrinhos autorais, exemplares da própria coleção e outros itens relacionados, como ilustrações, estatuetas, camisas, adesivos; dando-se preferência à venda de HQs próprias. Não é necessário pagar nenhuma taxa e para se inscrever basta enviar um e-mail para [email protected], informando o material que pretende levar à feira.

Gabriel Jardim – Gabriel Jardim é estudante de Mídias Digitais na UFPB, filho de pais pernambucanos, nascido em 1994, na cidade de Tübingen, Alemanha. Influenciado desde a infância por Mike Deodato Jr., decidiu seguir o rumo dos quadrinhos. No ano de 2014 teve seu primeiro álbum – intitulado “Café” – lançado, o que lhe rendeu uma indicação ao Troféu HQMix na categoria Novo Talento Desenhista.

Já em 2015, publica o seu segundo trabalho, “De Dentro da Couraça” (DDDC). Ambas são obras independentes e custeadas através do “Catarse”, plataforma de financiamento coletivo. Sua última HQ em campanha de financiamento foi Matrioska, a história de Olga, uma fotógrafa em busca de sucesso na carreira.

Sabrina Bezerra – Historiadora, Bacharela em Direito, Mestra em História. Sabrina Rafael Bezerra é pesquisadora de gênero e história das mulheres, roteirista do livro “Anayde Beiriz: uma biografia em quadrinhos”, lançado em 2016 pela Editora Patmos, dentro da coleção “Primeira Leitura”, que traz um pouco da história de paraibanos contada através da linguagem das HQs, com uma linguagem simples, focando principalmente no público infantil. Dentre os 16 volumes publicados até hoje na coleção, Anayde foi a única mulher retratada.

Thaïs Gualberto – Formada em Arte e Mídia pela UFCG, começou a se dedicar aos quadrinhos no fim de 2009. Em 2010 formou o Coletivo WC com outros quadrinistas paraibanos, com quem publicou duas edições da revista Sanitário. Lançou seu quadrinho “Olga, a sexóloga” de forma independente em 2015 e publicou tirinhas nos jornais A União e Folha de S. Paulo. Atualmente é colaboradora do Lady’s Comics e Coordenadora de Quadrinhos da Fundação Espaço Cultural da Paraíba desde 2014, onde dá aulas, coordena os projetos “Espaço HQ”, “Tertúlia HQ”, “Quadrinhos Intuados – Encontro regional sobre histórias em quadrinhos” e é responsável pela Gibiteca Henfil, fundada por Henrique Magalhães em 1990.

Serviço:
Espaço HQ – 18/03 (sábado)
15h às 18h – Feira de Quadrinhos*
16h às 18h – Bate-papo “Construindo personagens femininas” – com Gabriel Jardim, Sabrina Bezerra e Thaïs Gualberto
Local: Gibiteca Henfil (Espaço Cultural José Lins do Rego)
Entrada: gratuita

Secom

Recomendado pelo Google: