header top bar

section content

Governador dobra remuneração do magistério e anuncia aumento de 19% para segurança

Ricardo afirmou que a medida é cumprimento de compromissos firmados com as categorias ao longo dos últimos anos.

Por Luzia de Sousa

23/01/2018 às 07h18 • atualizado em 23/01/2018 às 08h01

Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho

O governador Ricardo Coutinho anunciou nesta segunda-feira, em seu programa radiofônico semanal Fala Governador, mais reajustes para o magistério e Segurança Pública da Paraíba já a partir da folha de pagamento referente ao mês de janeiro. Para os professores da rede estadual de ensino, o aumento é de 6,81% a partir de janeiro em toda tabela do magistério, além de acréscimos mensais a partir de julho a fim de cumprir o compromisso de dobrar o piso da categoria até dezembro deste ano. Já para os policiais e bombeiros civis e militares, assim como agentes penitenciários, o reajuste foi de 19% ao todo, sendo 5% implantado já agora em janeiro e os 14% restantes a partir de julho. Ele confirmou ainda a implantação do reajuste do Salário Mínino.

Ricardo afirmou que a medida é cumprimento de compromissos firmados com as categorias ao longo dos últimos anos. “Eu tenho duas situações, que são dois compromissos meus, que é com o magistério, feito publicamente, e o outro com a segurança. E eu vou cumprir, porque graças a Deus, eu sempre me preparo e serei um governante que terei cumprido aquilo que porventura assumi”, afirmou.

Conforme explicou, o reajuste salarial para a Segurança Pública será da seguinte forma: serão concedidos 5% agora em janeiro, quase que o dobro da inflação, e a partir de julho, 14%, que serão implantados progressivamente, incorporando mês a mês, até o final de 2019, conforme compromisso assumido anteriormente com a categoria. “Ou seja, aquilo que nós havíamos combinado, aquilo que eu havia me comprometido em fazer durante esses três anos meus, 75% de incorporação seja feita na nossa gestão e num patamar inferior na gestão seguinte”, explicou.

Já para os professores, além do reajuste de 6,81%, o governador Ricardo Coutinho garantiu o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, com promoções horizontais e verticais aos profissionais e o cumprimento do compromisso de dobrar o salário até o final de dezembro deste ano.

“Eu sou o governador que mais aumentou a remuneração do magistério. Sabe quanto era o salário em 2010? Era, exatamente, R$ 926 o salário inicial. Sabe quanto vai ser o salário até o final de dezembro deste ano? R$ 3.076 mil. Isso representa 232% de reajuste. O magistério jamais foi tão respeitado como tem sido no nosso governo. Mas eu tenho certeza absoluta que dessa forma, com os concursos, com as reformas de escolas, com o ensino integral, com o Gira Mundo, com as coisas que acontecem, até aqueles que talvez tivessem alguma resistência haverão de compreender que não há outro caminho a não ser melhorar o nível de ensino e de educação dos estudantes da Paraíba”, garantiu.

PORTAL DIÁRIO com assessoria

“Boca Quente” fala sobre Nilvan, Josival, Gutemberg e narra fato que mais lhe chamou atenção na área policial

PROGRAMA XEQUE-MATE

VÍDEO: Padre e missionários falam sobre recuperação de dependentes químicos na região de Cajazeiras

DIÁRIO ESPORTIVO

Ao lado de grandes nomes da imprensa, Diário Esportivo debate as rodadas da Série C e D do Paraibano

PARTIU PARA O ATAQUE

VÍDEO: Júnior Araújo diz que José Aldemir vai perseguir servidores que não apoiarem campanha de Paula