header top bar

section content

VÍDEO: Detentas da Cadeia Pública de Cajazeiras se preparam pra exame escolar que visa a ressocialização

O Encceja possibilita meios para certificar saberes adquiridos em ambientes escolares e extraescolares

Por Jocivan Pinheiro

27/10/2017 às 15h48 • atualizado em 27/10/2017 às 15h50

As apenadas da Cadeia Pública Feminina de Cajazeiras estão se preparando para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que possibilita meios para certificar saberes adquiridos tanto em ambientes escolares quanto extraescolares.

O Encceja tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

Na manhã desta sexta-feira (27), professores da rede estadual de ensino realizaram uma aula de revisão para que as detentas tivessem ideia de como será a prova.

VEJA TAMBÉM: Parceria entre Estado, faculdade e MP inaugura salas de aula na Cadeia Feminina de Cajazeiras

Apenadas revisaram assuntos em preparação para o exame

De acordo com o professor de Biologia Franklin Herik, tanto as apenadas da Cadeia Feminina como os detentos do Presídio Regional acreditam que sua ressocialização só será possível se estiveram qualificados para o mercado de trabalho, e eles veem na educação essa grande oportunidade.

“Tudo isso é possível, ainda mais porque a gente tem alunos que querem. Elas são totalmente participativas. Foi até uma surpresa para mim porque eu imaginava que elas não tinham interesse. Mas quando a gente chegou aqui, a gente percebeu que o interesse é muito grande. E a gente aposta todas as fichas nelas”, disse.

São cerca de 12 mulheres da Cadeia Feminina e 60 homens do Presídio Regional que farão o exame para os níveis fundamental e médio. As provas acontecem nos dias 21 e 22 de novembro.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: