header top bar

section content

Paraibanos disputam nesta semana o Parapan-Americano de Jovens em SP

Ao todo, 4 atletas e 4 integrantes das equipes técnicas da Paraíba estão no Centro de Treinamento Paralímpico, nas disputas de atletismo, futebol de 5, goalball e natação.

Por Priscila Belmont

22/03/2017 às 18h13

Cerimônia abertura do Parapan-Americano de Jovens, em São Paulo (Foto: Cleber Mendes/CPB/MPIX)

Durante esta semana, estão sendo disputados os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que reúne mais de 800 atletas com idades entre 13 e 21 anos no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Ao todos, há 19 países na disputa e entre os brasileiros estão oito paraibanos, representando o Estado em quatro das 12 modalidades. A competição começou na última segunda-feira e vai até a próxima sexta-feira.

A Paraíba tem atletas de Santa Rita, de Pirituba, de João Pessoa e de Campina Grande, que estão nas disputas do atletismo, do futebol de 5, do goalball e da natação, além de quatro integrantes das equipes técnicas do futebol de 5 e do goalball.

Além das quatro modalidades nas quais os paraibanos vão competir, os Jogos Parapan-Americanos de Jovens vai ter também outras oito modalidades: bocha, futebol de 7, judô, halterofilismo, vôlei sentado, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e basquete em cadeira de rodas. Dessas, apenas o tênis em cadeira de rodas terá as partidas no Clube Esperia. A delegação brasileira contará com 261 pessoas, sendo 174 atletas nas 12 modalidades, 79 oficiais e oito acompanhantes.

Na última edição dos Jogos Parapan-Americanos, há quatro anos, o Brasil liderou o quadro geral de medalhas, com 209 conquistas, sendo 102 ouros, 65 pratas e 42 bronzes. O evento aconteceu em Buenos Aires, na Argentina, e reuniu 631 atletas de 16 países que competiram em dez modalidades. A primeira edição do Parapan de Jovens foi em 2005, em Barquisimeto, Venezuela, e contou com atletas de 10 países. Em 2009, 14 nações estiveram presentes em Bogotá, na Colômbia.

Globo Esporte PB

Recomendado pelo Google: