header top bar

section content

Em nota, Belo repudia decisão do MP por torcida única no jogo contra o Treze

Clube chama de parcial a decisão do Ministério Público e questiona a não punição dos clubes que protagonizaram confusão.

Por Diário do Sertão

31/03/2018 às 05h20 • atualizado em 30/03/2018 às 16h29

O Botafogo Futebol Clube vem a público externar sua indignação pela parcialidade da vigilância do Ministério Público da Paraíba, mais especificamente, do coordenador Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), Valberto Cosme de Lira, que decidiu pela recomendação da proibição da torcida do Botafogo no estádio Amigão na partida contra o Treze Futebol Clube de Campina Grande no próximo domingo (1º). O Botafogo Futebol Clube entende que são necessárias ações preventivas e combativas à violência nos estádios paraibanos, mas não concorda com a visão enviesada do Nudetor. Ainda que tenha sido registrado um princípio de tumulto por parte da nossa torcida, os torcedores do adversário promoveram atos de selvageria, quebrando os banheiros do estádio Almeidão, depredando o patrimônio público e onerando o estado. A violência da torcida do Treze Futebol Clube, inclusive, foi registrado pelo administrador do estádio nas autoridades policiais em um boletim de ocorrência. Embora gravíssimo e dispendioso ao erário público, o crime cometido pela torcida do adversário passou despercebido pelo senhor promotor. Ainda levando em consideração a recomendação do Nudetor, prontamente acatada pela FPF, em ato de subserviência acachapante, o Botafogo entende que tal medida não só é desproporcional, como não é isonômica. Primeiro porque existe tempo hábil e condições estruturais para uma organização e ordenamento da segurança dos torcedores das duas agremiações na partida do próximo domingo por parte da Polícia Militar. Segundo, porque o adversário exerceu seu direito de levar os torcedores para o primeiro jogo da semifinal, fato que torna a proibição à torcida botafoguense no segundo jogo irreparavelmente danosa e injusta. O Botafogo Futebol Clube reitera que é totalmente a favor dos esforços do Nudetor e da FPF em combater com rigor a violência nos estádios, tanto que por iniciativa própria promoveu uma reunião entre representantes de torcidas organizadas e a PM para favorecer o diálogo ao invés da repressão. Toda medida preventiva é louvável, mas o Botafogo entende que amedida conveniente do Nudetor é prejudicial ao espetáculo, além de ser antidemocrática.

Uma publicação compartilhada por Botafogo Futebol Clube (@botafogopb) em

Após o Ministério Público determinar que o Clássico Tradição do próximo domingo – que vai apontar o adversário do Campinense na final do Campeonato Paraibano – vai acontecer apenas com a presença da torcida do Treze, o Botafogo-PB emitiu uma nota oficial repudiando a decisão do MP.

O Ministério Público alegou que, por questões de segurança, o segundo jogo da semifinal, no Amigão, que tem o Galo como mandante, vai acontecer com torcida única.

Em nota publicada em seu site oficial e em suas redes sociais na noite dessa quinta-feira, o Botafogo-PB criticou a decisão do MP. Na nota, a diretoria do clube, além de discordar da decisão, cita episódios de confusões ocorridas nos jogos do Campeonato Paraibano, inclusive o tumulto protagonizado por tocedores do Treze no último domingo, no Almeidão.

O Belo alega ainda que torcedores do Galo promoveram atos de selvageria, quebraram os banheiros do estádio de João Pessoa e depredaram o patrimônio público. A diretoria do clube entende que faltou imparcialidade do MP ao optar por torcida única, no Amigão, na partida do próximo domingo.

Segundo o presidente botafoguense, Zezinho do Botafogo, a decisão do MP foi equivocada. O dirigente alvinegro atribuiu o clima de insegurança a ações praticadas por dirigentes do Treze.

– A decisão do Ministério Público foi infeliz. Punam a torcida que merece ser punida. O time adversário veio até João Pessoa uma semana antes do jogo e criou problemas no Estádio Almeidão. No jogo do último domingo, quebraram o patrimônio do estádio – comentou Zezinho.

Em contato com o GloboEsporte.com, o dirigente do Belo prometeu mover ações para tentar reverter a decisão tomada pelo MP. Segundo Zezinho do Botafogo, a torcida do clube não pode ser penalizada e impedida de acompanhar os jogos fora da cidade de João Pessoa.

– A diretoria do Botafogo não compartilha com esse tipo de decisão. Não se pode penalizar uma torcida que apoiou o clube durante toda a competição. A torcida do Botafogo sabe se comportar de maneira bacana nas partidas disputadas fora de João Pessoa. Vamos mover ações para reverter essa situação – afirmou Zezinho.

A partida cotada para ter presença apenas da torcida do Galo acontece no próximo domingo, às 19h, no Estádio Amigão, em Campina grande. Treze e Botafogo-PB se enfrentam para definir o adversário do Campinense na decisão do Campeonato Paraibano. Como venceu a primeira partida, no último domingo, no Almeidão, o Botafogo-PB joga por um empate para avançar à final. Uma vitória simples garante o Treze na decisão.

GE

Recomendado pelo Google: