header top bar

section content

‘Resultado do trabalho’, diz Romero sobre vitória em Campina Grande

Prefeito foi reeleito no primeiro turno com 62,85% dos votos válidos. Romero vai fazer uma reunião para estruturar a transição de mandato.

Por Priscila Belmont

02/10/2016 às 21h04

Romero Rodrigues (PSDB) foi reeleito prefeito de Campina Grande (Foto: Gustavo Xavier/G1)

“[A vitória em primeiro turno] nada mais foi que o resultado do trabalho que foi realizado nesse período de quatro anos. A gente agradece muito à equipe que contribuiu, que colaborou, trabalhou intensamente para que essas coisas acontecessem”, disse Romero Rodrigues (PSDB) após o anúncio de sua reeleição em Campina Grande. O prefeito de Campina Grande foi reeleito neste domingo (2) com 62,85% dos votos válidos. Enivaldo Ribeiro (PP) é o vice-prefeiro na chapa eleita.

Romero agradeceu a Deus, aos eleitores e aos correligionários e ressaltou que foi muito atacado durante a campanha (confira como foi a apuração em Campina Grande). Veja também os vereadores eleitos para a Câmara de Campina Grande.

“Agradeço ao povo de Campina e reafirmar mais uma vez o compromisso de muito trabalho. Depois dessas eleições, a responsabilidade aumenta mais ainda e serão mais 4 anos de trabalho, de mais trabalho a cada dia, trabalho por toda Campina Grande”, garantiu.

O tucano informou que ainda não tomou decisões sobre mudanças no secretariado para 2017, mas que vai fazer uma reunião com seus auxiliares. “Devo fazer uma reunião ainda essa semana com o secretariado, tentando ajustar alguns pontos que são necessários e tentar, exatamente, construir essa transição até o dia 1º de janeiro de 2017. É transição conosco mesmos. Nós precisamos ajudar no que for necessário, dar sequência às obras e ações da prefeitura, não pode ter descontinuidade”, disse.

A vitória de Romero Rodrigues marca história na eleição municipal de Campina Grande. Após 16 anos, um candidato consegue vencer uma eleição na cidade no primeiro turno. A última vez que isso ocorreu foi em 2000, quando Cássio Cunha Lima foi eleito prefeito, na época.

Biografia
Romero Rodrigues Veiga nasceu em 9 de janeiro de 1966, em Campina Grande. Ele é formado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba e é casado. Ele começou sua carreira política em 1992, quando foi eleito vereador em Campina Grande pelo PSDB. Em 1996, foi reeleito para a Câmara Municipal e, no ano seguinte, migrou para o PMDB, partido pelo qual conquistou mais um mandato em 2000. No entanto, em 2001, ele retornou ao PSDB, onde permanece até hoje. Em 2010, ele foi eleito como deputado federal e deixou o mandato para se candidatar a prefeito de Campina Grande em 2012, quando foi eleito.

Campanha
Em sua campanha, Romero Rodrigues destacou as ações feitas em sua primeira gestão na área de saúde, como a municipalização do Hospital Pedro I, Hospital Dr. Edgley e AACD de Campina Grande. Outra ação destacada na campanha foi a construção do conjunto habitacional Aluísio Campos, mesmo ainda estando em obras.

Tendo como principal concorrente, o candidato Veneziano Vital do Rego (PMDB), ex-prefeito do município com oito anos de gestão, a campanha explorava Romero Rodrigues como um homem humilde e que “fala fácil”, fazendo uma comparação como a forma que Veneziano se expressa.

Propostas
Entre as principais propostas apresentadas ao TRE-PB, para segunda gestão, Romero Rodrigues promete entregar as casas do Aluísio Campos; formular a gestão de políticas voltadas ao combate à violência urbana, com implementação da Guarda Municipal, integrando o órgão com outras forças de segurança; criar novas faixas exclusivas para ônibus; aumentar o número de escolas em tempo integral; ampliar o espaço do Ambulatório Especializado em Microcefalia no Hospital Municipal Pedro I; instalar um Laboratório Municipal de Análises Clinicas; e criar o Campina Grande Negócios, grupo focalizado na construção de modelos de investimentos para atrair investimentos para a cidade.

Apuração
Romero Rodrigues teve 62,85% dos votos, o candidatado Veneziano Vital do Rego (PMDB) ficou em segundo com 24,34%, Artur Bolinha (PPS) teve 7,03%, Adriano Galdino(PSB) teve 4,47% e David Lobão (PSOL) teve 1,31%. Os votos de Walter Brito Neto (PEN) não foram contabilizados porque a candidatura dele foi indeferida pela Justiça Eleitoral e o recurso ainda vai ser julgado. Outros 2,46% votaram em branco e 8,29% dos votos foram anulados.

G1

Recomendado pelo Google: