header top bar

section content

Raimundo Lira homenageia 152 anos de Campina Grande e destaca a importância da cidade

O senador disse que também se considera um cidadão campinense, “pois recebi esse título de sua Câmara Municipal com muito orgulho, há exatamente 38 anos”.

Por Priscila Belmont

11/10/2016 às 08h50 • atualizado em 11/10/2016 às 08h52

Raimundo Lira (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) ocupou a tribuna do Senado para registrar os 152 anos de emancipação política de Campina Grande, que transcorre nesta terça-feira (11). Ele destacou o lado empreendedor do povo campinense e a importância da cidade para a Paraíba e para o Brasil.

Campina Grande tem grande importância para a Paraíba, pois é o maior polo de desenvolvimento da região. São aproximadamente 450 mil habitantes na região metropolitana e mais de 1 milhão de pessoas sob sua influência diretamente, numa área que abrange cerca de 60 municípios”, destacou Raimundo Lira.

Ele lembrou que a cidade é sede da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, um centro de projeção nacional e mundial. Além disso, conta com universidades públicas como a Universidade Federal (UFCG) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), diversas universidades privadas, além de ser sede de quatro, das dez melhores escolas de nível médio da Paraíba, incluindo a primeira colocada no mais recente ranking do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). “Campina exporta mão de obra qualificada para o Brasil e para o mundo”, afirmou o senador.

Nascido em Cajazeiras, Lira fez questão de destacar suas ligações afetivas com Campina e lembrou de quando seus pais foram residir na cidade, na década de 60. “Foi em Campina Grande que o meu pai, José Augusto Lira, um dinâmico empresário, de família empreendedora, e minha mãe, França Dantas Lira, dona de casa, uma mãe inteligente e amorosa, vieram residir em Campina Grande em 1960, atraídos pelo vigor econômico da cidade e pelo seu agradável clima”.

A esposa dele, Gitana Lira, professora titular da Universidade Federal da Paraíba, nasceu em Campina Grande, bem como seus filhos Rodolfo, Isabela, Eduardo e Rogério. O senador disse que também se considera um cidadão campinense, “pois recebi esse título de sua Câmara Municipal com muito orgulho, há exatamente 38 anos”.

Ainda no discurso Lira ressaltou que Campina Grande é também conhecida como polo de cultura popular, com destaque para as festas populares, a exemplo do Maior São João do Mundo. “Campina Grande também é muito importante para o Brasil. E não é importante para o Brasil apenas porque é importante para a Paraíba. Campina é importante para o Brasil porque é um exemplo de modernidade, pujança e dinamismo”.

Lira não esqueceu de no seu discurso falar da crise hídrica por que passa Campina, com os reservatórios que abastecem a cidade em situação crítica. “A solução para esse problema, a única solução tecnicamente viável, é que as águas do Rio São Francisco sejam transpostas para aquela região o mais rapidamente possível”, destacou.

Ele finalizou parabenizando Campina Grande e o povo campinense. “Que o futuro não se intimide, pois estamos juntos nessa caminhada. E como se diz por lá: Campina não é grande, Campina é imensa”.

Assessoria de Imprensa

Recomendado pelo Google: