header top bar

section content

José Maranhão afirma que PEC 77 aprovada pelo Senado vai facilitar a gestão nos municípios

A Proposta de Emenda Constitucional apresentada pelo senador Antônio Anastasia (PSDB/MG), segue agora para a Câmara dos Deputados.

Por Diário do Sertão

20/09/2017 às 07h34

José Maranhão fala de aprovação da PEC 77

O Senado aprovou por unanimidade nesta terça-feira (19), a PEC 77, que vai simplificar a prestação de contas dos municípios menores. A Proposta de Emenda Constitucional apresentada pelo senador Antônio Anastasia (PSDB/MG), segue agora para a Câmara dos Deputados.

José Maranhão destacou que esta é uma medida importantíssima para tornar mais ágil a administração dos municípios pequenos que, com a complexa legislação em vigor, vivem um drama para preparar tecnicamente a prestação de contas sobre aquilo que executam no dia a dia da gestão municipal.

“A simplificação ajuda a transparência, enquanto a complicação só facilita para quem faz obras no papel e não na realidade”, ressaltou o senador. Para ele, são mudanças como esta que farão os municípios trabalharem com mais presteza para servir à população.

Senador José Maranhão:
“Um pensador brasileiro já dizia que ver bem não é ver tudo, mas é ver aquilo que os outros não veem. E todos nós aqui estamos nos congratulando com o Senador Antônio Anastasia, porque ele correspondeu a um fato real da Administração Pública em nosso País: o drama dos pequenos Municípios, que muitas vezes não têm os meios técnicos e quase sempre não têm também os meios materiais, porque, por conta desse cipoal de legislação que nós temos aí, que é imposta às administrações municipais, muitos prefeitos não têm condição sequer de pagar um escritório de grande competência para preparar tecnicamente aquilo que ele faz e executa no dia a dia da sua administração. E terminam sempre em dificuldades. Eu testemunhei alguns casos na Paraíba, que proporcionalmente é um dos Estados que tem mais Municípios – pequeno território, pequena população e 223 Municípios. Eu quero dizer que pelo menos dois terços desses Municípios agora estão aptos a trabalhar com mais transparência, com mais tecnicidade na apresentação de suas prestações de contas, porque essa simplificação ajuda a transparência, enquanto que a complicação da legislação vigente até agora só facilitava a ação daqueles que faziam obras no papel, mas não faziam na realidade.
Então, eu dou os parabéns a V. Exª e ao Relator também, Romero Jucá, que, com a sua experiência, sua vivência municipalista, deu finalmente, no seu parecer, um formato cada vez mais prático para esse texto. Fizemos aqui a sua regulamentação”.

Assessoria

Recomendado pelo Google: