header top bar

section content

VÍDEO: Autismo foi o tema do Xeque-Mate com pedagoga do Recife e participação da ativista Berenice Piana

Ana Cláudia Albuquerque é especialista em educação especial e desenvolvimento humano

Por Jocivan Pinheiro

25/01/2018 às 13h32 • atualizado em 25/01/2018 às 16h31

Na semana em que o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA, sigla em inglês) ganhou destaque em Cajazeiras após a visita da ativista Berenice Piana, autora da lei de proteção ao autista, o programa Xeque-Mate recebeu mais uma especialista no assunto.

A pedagoga e assistente social Ana Cláudia Albuquerque, que mora no Recife, é da área da educação especial e desenvolvimento humano. Nesse bate-papo ela falou sobre verdades e mitos acerca do Transtorno do Espectro do Autismo.

VEJA TAMBÉM: Associações e prefeituras planejam instalar clínica-escola para autistas na região de Cajazeiras

A convidada esclareceu questões que ainda são tabus e mitos para a maioria das pessoas, deu dicas para diagnóstico e acompanhamento do TEA e explicou questões clínicas, como a incidência em meninos e meninas, graus de autismo, visão de mundo por quem tem o TEA, relação com graus de inteligência, afetividade, isolamento social, entre outras coisas.

A ativista Berenice Piana também participou do programa ao vivo, por telefone, e falou sobre a lei de proteção aos autistas que foi consequência de sua luta junto com associações do Brasil inteiro.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: