header top bar

section content

Fiéis se reúnem para tradicional romaria em louvor a São Sebastião e inauguração de estatua em Ipaumirim

Nas festividades deste ano os católicos celebraram a inauguração oficial da estátua de São Sebastião que mede 13 metros de altura

Por Campelo Sousa

20/01/2018 às 16h37 • atualizado em 20/01/2018 às 21h37

Milhares de católicos de vários municípios do Ceará e de outros estados vizinhos, a exemplo da Paraíba e Rio Grade do Norte participaram na cidade de Ipaumirim, a 418 km de Fortaleza, neste sábado (20), da tradicional romaria em louvor a São Sebastião, uma festa que completa este ano 99 anos.

VEJA MAIS NOTÍCIAS DE RELIGIÃO

Nas festividades deste ano os católicos celebraram a inauguração oficial da estátua de São Sebastião que mede 13 metros de altura e está fincada em uma base de 03 metros que foi doada pelo empresário Bosco Macedo em sinal de agradecimento a sua terra natal.

Multidão esteve presente no evento religioso em Ipaumirim, Ceará (Foto: reprodução TV Diário do Sertão)

Diversas autoridades politicas também prestigiaram o evento e destacaram o papel do turismo religioso para o desenvolvimento da região Centro Sul Cearense.

Para chegar ao alto é preciso subir 204 degraus da escadaria. A fé em São Sebastião é tão grande que muitos romeiros fazem o percurso de joelho, outros caminham de pés descalços, outros sobem somente para agradecer pelas graças alcançadas.

99 anos da romaria em louvor a São Sebastião (Foto: reprodução Tv Diário do Sertão)

A imagem de São Sebastião foi abençoada pelo cardeal Dom Raymundo Damasceno que também presidiu a celebração eucarística pela manhã e reuniu um grande número de fiéis.

ORIGEM DA DEVOÇÃO
Os festejos em louvor à São Sebastião, em Ipaumirim, começaram por volta do ano de 1919, quando uma moradora do Sítio Serrote, Maria Lúcia, devota do Santo, fazia caminhada diária para a pedra e, como resultado de uma graça alcançada, colocou uma imagem do Santo no morro. Caçadores encontraram a imagem e levaram-na para a capela na antiga Vila Lagoinha, que mais tarde passaria a ser Ipaumirim.

99 anos da romaria em louvor a São Sebastião (Foto: DS)

99 anos da romaria em louvor a São Sebastião (Foto: DS)

Sem que ninguém soubesse, Maria José reconduziu novamente a imagem para o morro. Isso repetiu-se várias vezes. Alguns acharam que era milagre o reaparecimento da imagem. Em 1920, o coronel João Augusto Lima instalou uma cruz de madeira no alto da pedra.

A partir daí foram abertas trilhas e começou a romaria para o local. Em 1957, foi inaugurada a Capela de São Sebastião, em cima da pedra. Em 2000, o município fez uma ampla reforma na área e instalou uma escadaria com corrimão e degraus em alvenaria.

Os fiéis sobem e descem descalços os 204 degraus para pagar promessa, e outros fazem o percurso de joelhos.

Veja todas as imagens na galeria!

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: