header top bar

section content

VÍDEO: Senador paraibano critica Bolsonaro e diz que adiamento das eleições não foi decisão política

O Plenário do Senado Federal aprovou, em dois turnos, a PEC que adia para 15 de novembro a data de realização do primeiro turno das Eleições Municipais de 2020

Por Jocivan Pinheiro

25/06/2020 às 16h12 • atualizado em 25/06/2020 às 16h19

O Plenário do Senado Federal aprovou, em dois turnos, em sessão remota realizada nesta terça-feira (23), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 18/2020 que adia para 15 de novembro a data de realização do primeiro turno das Eleições Municipais de 2020. Pela proposta, o segundo turno do pleito ocorrerá no dia 29 de novembro. A PEC segue agora para análise pela Câmara dos Deputados, também em dois turnos de votação.

O debate sobre a prorrogação das eleições surgiu a partir de alertas feitos por médicos e cientistas ouvidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a necessidade de se adiar o pleito, inicialmente previsto para 4 de outubro, devido à pandemia da Covid-19.

O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (PSB) frisou que o adiamento das eleições não foi uma decisão política, mas sim de saúde pública.

“Essa matéria não teve motivos políticos, ela surgiu por questões eminentemente de saúde pública, questões sanitárias. Todos os debates com nós fizemos com infectologistas, com epidemiologistas, pessoas que são cientistas, que conhecem, todos foram uníssonos em dizer da necessidade de fazer esse adiamento”, falou Veneziano.

VEJA TAMBÉM

Senado aprova PEC que adia eleições municipais, convenções partidárias e deliberação de coligações

No seu voto, Veneziano criticou a postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) diante da epidemia: “Nós não podemos incorrer nos mesmos erros do presidente Bolsonaro quando desprezou o lastro de prejuízo que nós teríamos por não adotar as medidas da OMS [Organização Mundial da Saúde], que eram defendidas pelo então ministro [da Saúde, Luiz Henrique] Mandetta”.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: