header top bar

section content

IFPB inscreve para 350 vagas em cursos técnicos gratuitos; veja vagas no Sertão

Para concluir a inscrição, que é preciso protocolar, metade das vagas é reservada para quem é egresso da escola pública.

Por Campelo Sousa

15/07/2016 às 15h04 • atualizado em 15/07/2016 às 15h06

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) inscreve até esta sexta-feira (15) para 350 vagas em cursos técnicos subsequentes, voltados para quem terminou o ensino médio. As vagas são em cursos presenciais e a inscrição é gratuita. Acesse aqui o edital. A novidade desta seleção é que ela vai ocorrer pela análise das notas do Ensino Médio.

São ofertadas vagas em Cabedelo, Cabedelo Centro, Campina Grande, Esperança, Mangabeira, Patos e Picuí para Técnico em Serviços Jurídicos, Informática, Meio Ambiente, Edificações, Eletrotécnica, Mineração, Manutenção e Suporte em Informática, Cuidados de Idosos e Transporte Aquaviário. Não há cobrança de taxa de inscrição e os aprovados vão ingressar no segundo semestre letivo deste ano.

O candidato preenche um formulário de inscrição e um questionário socioeconômico. Depois, precisa protocolar no Campus para o qual está concorrendo, cópia da identidade e comprovante de inscrição obtido com o formulário preenchido online. Se fizer só a parte online não estará inscrito.

Segundo o IFPB, há duas formas de seleção; o candidato pode protocolar o histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente para que seja analisado o desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática, ou ainda protocolar o resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio de documento emitido pelo site oficial, para que seja analisada a média aritmética da nota de desempenho das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática.

Para concluir a inscrição, que é preciso protocolar, metade das vagas é reservada para quem é egresso da escola pública. Dentro desse montante, há reserva de 50% para quem tem renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. Nesse universo, há cota de 50% para pessoas que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas, conforme dito na legislação. O IFPB reserva ainda 5% do total de vagas para pessoas com deficiência.

A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 22 de julho, com prazo para recursos. Todos os detalhes estão na página criada pela Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec).

DIÁRIO DO SERTÃO com Portal Correio

Recomendado pelo Google: