header top bar

section content

‘Tenho amor’, diz homem que vendeu casa para cuidar de cães abandonados na PB

Edimárcio cuida de 28 cães em um sítio de Monteiro, no Cariri da Paraíba. 'Já morei na rua. Sei a necessidade de ter um endereço, ter um teto', afirma.

Por Priscila Belmont

24/07/2017 às 09h52

Amor pelos animais fez Edimárcio Pereira vender a casa onde morava para cuidar de cães na zona rural de Monteiro (Foto: Rafaela Gomes/TV Paraíba)

Edimárcio sempre gostou de animais, desde criança. Mas foi quando chegou à idade adulta que seu amor pelos bichos levou a uma decisão: ele vendeu a casa onde morava com a família, no município de Monteiro, no Cariri da Paraíba, e se mudou para a zona rural para conseguir cuidar com melhor condições de animais abandonados, que moravam nas ruas da cidade.

Conhecido como Neguinho dos Cachorros, Edimárcio Pereira, de 33 anos, hoje cuida de 28 cães em sua propriedade. Segundo ele, eram mais animais, mas, por falta de remédios, alguns acabaram morrendo.

“Não tenho dó, não tenho pena, tenho amor. Também já sofri muito, já morei na rua. Sei a necessidade de ter um endereço, ter um teto. Os bichinhos não falam. Não sabem dizer o que estão passando. Quando vejo um animal na rua, lembro como era ruim pra mim e me sinto obrigado a tirar da rua”, garantiu.

Edimárcio já cuidava dos animais abandonados quando morava na cidade. Porém, sem um lugar adequado para abrigar todos, resolveu se mudar. “Tinha a casinha da gente, que conseguimos com muito sacrifício, mas o espaço era pouco. Eu queria ter espaço e condições para abrigar todos os animais, cachorro, gato, jumento…”, brincou.

Alguns veterinários da região fazem consultas gratuitas, mas Edimárcio ainda tem que arcar com os custos de medicação e alimentação dos cães. “Por serem muitos cachorros, se torna uma quantia significante de remédios”, comentou.

Para ajudar no cuidado dos animais, foi criada uma campanha de financiamento coletivo na internet. O objetivo é chegar aos R$ 5 mil em doações.

G1

Recomendado pelo Google: