header top bar

section content

Mais de 597 mil medicamentos foram dispensados pela Farmácia do Hospital de Trauma de JP em 2017

Dentro de uma unidade de saúde, a farmácia é responsável, junto às equipes médica e assistencial, por oferecer o melhor tratamento aos pacientes.

Por Priscila Belmont

24/01/2018 às 10h36

No ano de 2017, mais de 597 mil medicamentos foram dispensados

Dentro de uma unidade de saúde, a farmácia é responsável, junto às equipes médica e assistencial, por oferecer o melhor tratamento aos pacientes. No ano de 2017, mais de 597 mil medicamentos foram dispensados e aproximadamente 153 mil prescrições foram feitas pela farmácia do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e do Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba, unidade de retaguarda (Htop).

No ano passado, o setor passou por mudanças visando melhorias, como a implementação da Farmácia Clínica e a contratação de farmacêuticos especialistas, além de parcerias com o programa de Residência Multiprofissional da Universidade Federal da Paraíba e do Hospital Arlinda Marques.

Segundo Francisca Estrela, coordenadora do setor, essas alterações foram elaboradas tendo em vista as demandas da instituição e buscando um aperfeiçoamento na qualidade do trabalho. “Mudanças como a etiquetagem diferenciada de medicamentos, com os de alto risco em vermelho e os de uso controlado em laranja, contribuem para a segurança do paciente”, exemplificou.

As transformações também ocorreram no espaço físico de atuação dos profissionais, com a reforma da Central de Abastecimento Farmacêutico, objetivando a adequação do local ao fluxo de medicamentos. “Nós evitamos, assim, o desperdício, desde o recebimento, etapa na qual o produto é unitarizado, antes do armazenamento, até a distribuição, e isso organiza o cumprimento da Cadeia Terapêutica, com foco no paciente”, explicou.

Serviço – O complexo conta com seis farmácias, quatro no Hospital de Trauma de João Pessoa e duas no Htop, que funcionam com 24 horas de assistência farmacêutica. Ao todo, são 20 farmacêuticos, um auxiliar administrativo e 62 auxiliares de farmácia, organizados por uma escala.

Secom PB

Recomendado pelo Google: