header top bar

section content

Dr Ronaldo Beserra participa de 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem em Campinas-SP

Este ano, o tema foi “Enfermagem em Evidência: Foco na Valorização do Profissional”.

Por Assessoria com Cofen

30/11/2018 às 16h31 • atualizado em 30/11/2018 às 21h00

Abertura do 21º CBCENF em Campinas-SP

O Conselheiro Federal Dr Ronaldo Beserra participou do 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, na cidade de Campinas, Interior de São Paulo.

Este ano, o tema foi “Enfermagem em Evidência: Foco na Valorização do Profissional”.

A abertura do 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) contou com a presença de autoridades, profissionais de saúde e estudantes de todo país. O coral Zíper na Boca, da Unicamp, abriu o evento, que seguiu com a entrada das delegações nacionais e internacionais. Estiveram presentes a Organização Pan-Americana da Saúde, Conselho Internacional de Enfermagem, Portugal, América Latina e Caribe.

Dr Ronaldo Beserra, parabenizou a todos os congressistas e ao Cofen, pelo brilhante evento: “Parabenizo ao presidente do Cofen, Dr Manoel Neri e aos demais colegas conselheiros pelo 21º CBCENF. O evento de grande importância para a nossa categoria foi espetacular, onde pudemos trocar experiências e convivências com todos os colegas”, disse Dr Ronaldo.

Dr Ronaldo Beserra no 21º CBCENF

OS PARTICIPANTES DO 21 º CBCENF

Representantes de todas as delegações dos Conselhos Regionais foram apresentados pelo Enfermeiro Serge Kalongo, natural da República do Congo e convidado do Coren São Paulo. As delegações entraram no auditório com suas respectivas bandeiras, cantando músicas características de seus estados. O ato de solenidade foi iniciado com a declaração de abertura do congresso, feita pelo presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Neri, e a saudação à todas as autoridades presentes. A presidente do Coren São Paulo, Renata Pietro, deu as boas-vindas aos congressistas e afirmou a importância da troca de conhecimentos, experiências e vivências que acontecem anualmente no CBCENF e como isso tem o poder de promover ética e excelência na assistência em saúde.

Participaram também da solenidade, o deputado distrital recém-eleito, Jorge Viana, e a deputada estadual do Rio de Janeiro em seu terceiro mandato, Enfermeira Rejane de Almeida. Ambos explicitaram em suas falas o papel da política na Enfermagem desde sua base, tendo em vista os desafios e obstáculos que a classe enfrenta. A Enfermagem possui mais de 2 milhões de profissionais no país que estão na linha de frente do cuidado e assistência, além de serem a base do Sistema Único de Saúde. “Somos uma categoria grande e precisamos refletir nossa importância na política atual”, afirmou a deputada.

Manoel Neri, presidente do Cofen, reforçou a fala dos deputados e ressaltou o papel dos profissionais de Enfermagem na resistência ao desmonte do SUS e a importância de aproximar todas as entidades da classe nessa luta. “O tema de valorização da Enfermagem está mais atual do que nunca. Somos uma das maiores categorias organizadas do país e precisamos nos fortalecer para valorizar a classe, melhorar a formação dos nossos profissionais, as políticas públicas para nossos egressos e combater o desemprego e subemprego.”, afirmou em sua fala. Segundo ele, 60% da mão de obra da saúde é composta por enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem que cuidam diretamente da população e estão presentes em todas as etapas da sua vida. Para Neri, a falta de representatividade política da classe e a falta de regulação do EAD na formação em Enfermagem são motivos citados por ele causadores da falta de valorização do profissional no país. Para ele, é preciso valorizar, organizar e ter a participação de todos os profissionais da área. O presidente do Cofen destacou ainda, o movimento internacional Nursing Now, da OMS, que busca valorizar e fortalecer os enfermeiros em todo o mundo e terá em breve seu lançamento no Brasil.

Confira as imagens!

Recomendado pelo Google: