header top bar

section content

Quadro de Bolsonaro é estável após 7 horas de cirurgia, diz boletim médico

Presidente passou por cirurgia para retirada da bolsa de colostomia. Ele está na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Por G1

29/01/2019 às 09h14

Jair Bolsonaro durante cerimônia de posse (Foto: Nelson Almeida/AFP)

Depois de sete horas de cirurgia para retirar a bolsa de colostomia, a condição clínica do presidente Jair Bolsonaro é estável. Ele está na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Demorou mais do que o previsto. Inicialmente deveria durar de quatro a cinco horas. A cirurgia no Hospital Albert Einstein para a retirada da bolsa de colostomia do presidente Jair Bolsonaro durou sete horas e correu bem.

“O prazo para a cirurgia foi o necessário para que a cirurgia fosse exitosa. A cirurgia foi conduzida de uma forma muito especial, de uma forma muito cuidadosa, particularmente porque o presidente possuía em razão das duas outras cirurgias uma quantidade muito grande de aderências, e essas aderências exigiram do corpo médico uma verdadeira obra de arte em relação à cirurgia”, explicou o porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros.

O boletim médico, divulgado às 17h, informou que o presidente “está na Unidade de Terapia Intensiva, clinicamente estável, consciente, sem dor, recebendo medidas de suporte clinico, prevenção de infecção e de trombose venosa profunda”.

Logo depois do fim da cirurgia, uma mensagem foi postada no perfil do presidente numa rede social. Os símbolos indicavam que estava tudo bem.

Esta foi a terceira cirurgia desde que Bolsonaro foi alvo de uma tentativa de assassinato, antes de se tornar presidente. Jair Bolsonaro sofreu um atentado, no dia 6 de setembro, quando fazia campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais – uma facada na barriga.

A lâmina – que media 20 centímetros – atingiu ramos da artéria e da veia mesentérica. O sangramento se espalhou entre os órgãos e ficou contido dentro do corpo. Quando os médicos abriram o abdômen, encontraram três perfurações no intestino delgado. Elas foram limpas e fechadas.

A faca também atravessou o intestino grosso e provocou vazamento de fezes. Foi preciso limpar todo o abdômen e retirar a parte atingida, que media dez centímetros. Uma extremidade ficou isolada e a outra foi ligada à bolsa de colostomia.

No dia seguinte, Bolsonaro foi transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A recuperação era boa, mas ele precisou passar por mais uma cirurgia, cinco dias depois. Um bloqueio numa das alças do intestino delgado impediu a passagem do suco entérico. Ele se acumulou e rompeu os pontos de um dos cortes. Uma pequena quantidade do líquido vazou.

O cirurgião conseguiu desfazer o bloqueio e normalizar o fluxo. Refez os pontos e limpou o local novamente. Os outros cortes foram checados e estavam em ordem.

Nesta segunda-feira (28), a bolsa de colostomia foi retirada e os médicos religaram o intestino. Eles precisaram abrir o abdômen de Jair Bolsonaro pela terceira vez.

Segundo os médicos, a parte do intestino grosso ligada à bolsa foi muito afetada pelas operações anteriores e pela colostomia. Por isso, os médicos decidiram retirar esse pedaço, que mede perto de 25 centímetros. Em seguida, ligaram a ponta que estava isolada diretamente ao intestino delgado. A irrigação sanguínea ali é maior. Isso facilita a cicatrização e ajuda a prevenir complicações futuras.

De acordo com a equipe médica, a retirada de 35 centímetros do intestino grosso – 25 agora e dez na primeira cirurgia em Juiz de Fora – não deixará qualquer sequela. Jair Bolsonaro vai retomar a vida normal sem limitações. Por enquanto, ele está em jejum, recebendo nutrientes injetados na veia, junto com soro. A previsão inicial dos médicos é de que o presidente tenha alta em dez dias.

Nesta segunda-feira e na terça (29), o vice-presidente, Hamilton Mourão, responderá pelo governo. Depois o presidente Jair Bolsonaro vai reassumir as funções num gabinete informal montado no hospital. Da sala, Bolsonaro vai despachar, fazer reuniões e até receber ministros.

“O presidente vai passar 48 horas a partir do horário que se iniciou a cirurgia em descanso total, então na quarta-feira em torno de 9h, 10h, ele retoma legalmente a função de presidente da nossa república”, disse o porta-voz.

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/01/28/quadro-de-bolsonaro-e-estavel-apos-7-horas-de-cirurgia-diz-boletim-medico.ghtml

Recomendado pelo Google: