header top bar

section content

Governo do Estado abre Jogos Indígenas da Paraíba Edição 2019

Jogos Indígenas da Paraíba. Este evento representa também a integração entre as aldeias potiguaras através do esporte

Por Secom Paraíba

25/04/2019 às 07h57 • atualizado em 25/04/2019 às 07h58

Jogos Indígenas da Paraíba. Este evento representa também a integração entre as aldeias potiguaras através do esporte

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), realizou a solenidade de abertura dos Jogos Indígenas, edição 2019. O evento ocorre na aldeia Jacaré de César, no município de Marcação, e as disputas acontecem até o próximo domingo (28). Ao todo, são mais de 1400 índios de 33 tribos do Estado.

“O Governo do Estado vai dando continuidade às ações nos mais diversos segmentos e uma prova disso é ver a alegria de cada um que está participando destes Jogos na região do Litoral Norte paraibano. Aproveito a oportunidade para agradecer a toda equipe da Sejel, por conseguir juntamente com os municípios envolvidos, realizar mais um marco para o esporte no Estado”, destacou o secretário Hervázio Bezerra.

Os participantes disputam o pódio nas seguintes modalidades: Futebol, futsal, cabo de guerra, canoagem, mini-maratona e corrida do tóra. Realizado sempre no mês de abril, em homenagem ao dia do índio (comemorado no dia 19), os Jogos alternam a sede a cada ano.

“Em cada edição é alternada a sede, ou seja, há um revezamento entre as três cidades para sediar os Jogos. E este ano está sendo em Jacaré de César, que está localizada em Marcação”, explicou o coordenador do evento, o professor José Hugo.

APRESENTAÇÕES CULTURAIS

A abertura contou com apresentações culturais, acendimento da tocha, desfile das aldeias potiguaras participantes e dança do toré (típica indígena). Algumas autoridades compareceram, a exemplo do secretário de juventude, esportes e lazer, Hervázio Bezerra, e representantes das prefeituras de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição.

Caique Tita, da Aldeia Jacaré de Cesar, comemorou o fato de ser o anfitrião desta edição: “Uma satisfação enorme em receber a edição 2019 dos Jogos Indígenas da Paraíba. Este evento representa também a integração entre as aldeias potiguaras através do esporte”, afirmou.

Recomendado pelo Google: