header top bar

section content

Como otimizar o espaço do seu depósito

Precisando de espaço? Saiba como otimizar a utilização do seu depósito

Por Gear SEO

05/12/2019 às 16h34 • atualizado em 05/12/2019 às 16h36

Como otimizar o espaço do seu depósito

Por diversas vezes esquecido na hora de planejar a decoração da casa, o depósito é, sim, um local importante da residência. Apesar de os moradores não o priorizarem, já que não transitam muito por ali, é inegável o papel do depósito na organização e na limpeza de um lar.

Um imóvel com depósito é excelente para quem precisa de espaço. Entretanto, principalmente nos apartamentos mais novos, ele possui poucos metros quadrados, e isso dificulta o uso desse local, pois ele corre o risco de se tornar um “cantinho da bagunça”, armazenando diversos objetos.

Dicas para otimizar e organizar o seu depósito

Para evitar que o depósito seja apenas um espaço para empilhar itens, daremos algumas dicas para organizá-lo e otimizar sua utilização.

Defina as funções do seu depósito

Para minimizar a bagunça e tornar o seu depósito um espaço funcional, defina exatamente para quais fins ele será utilizado.

Será apenas um ambiente para armazenar objetos que não são usados no dia a dia? Armazenará produtos utilizados com frequência, que não têm lugar certo para ficar? Ou será um espaço para guardar itens usados esporadicamente, como enfeites de Natal?

Essa dica é primordial, pois será a partir dela que o depósito começará a ser pensado com o objetivo de aproveitar cada metro quadrado que ele dispõe.

Escolha móveis multifuncionais

O fato do espaço do depósito ser limitado torna móveis multifuncionais perfeitos para esse cômodo. Há opções, por exemplo, de armários de serviço que vêm equipados com cabideiro e tábua de passar roupa embutida.

Além do mais, também há a possibilidade de colocar ganchos e suportes nas paredes para colocar as roupas passadas ou até mesmo para guardar alguns objetos. Organizadores também possuem diversas funcionalidades, como guardar os produtos de limpeza e armazenar roupas sujas.

Aproveite o espaço vertical

Outro fator que merece atenção durante a otimização do espaço do seu depósito é aproveitar bem o espaço vertical, desde as paredes até o teto. Para que isso seja possível, basta escolher armários compridos e instalar itens como nichos, porta-objetos e prateleiras.

Caso uma das funções atribuídas ao depósito seja a de lavanderia, também é interessante instalar varais de teto ou varais sanfonados de parede, pois eles não atrapalham a circulação, nem o aproveitamento do espaço para outros fins.

Há também quem opte por empilhar ou pendurar nas paredes os eletrodomésticos, porém, caso decida fazer isso na sua residência, não se esqueça de consultar a assistência técnica autorizada, pois ela dará orientações sobre a maneira correta de mantê-los, pendurá-los, e, também, as melhores combinações de eletrodomésticos.

Decoração do seu depósito

Para quem tem a pretensão de manter o ambiente do depósito mais bonito, o ideal é que ele possua o mesmo estilo de decoração escolhido para o restante da casa, mas isso não é uma regra.

A ideia de ter um depósito planejado é muito boa ao percebermos que, por se tratar de um ambiente mais compacto e otimizado, ele poderá receber grandes equipamentos, e com isso, ajudar a manter tudo no lugar.

Para quem mora em uma casa térrea, o depósito, na maioria das vezes, é maior, porque grande parte das casas possuem quintais e, assim, sobra espaço para o depósito. Entretanto, a ideia de ter um depósito planejado não precisa ser descartada por esse motivo.

Seja em apartamentos novos, onde o depósito tem o tamanho mínimo, ou em casa térrea, onde o depósito costuma ser bem maior, ter um depósito planejado é sempre bom para que o ambiente fique sempre organizado e seja mais prático e funcional.

Recomendado pelo Google: