header top bar

section content

10 municípios paraibanos tiveram iluminação pública renovada pela Energisa Paraíba em 2019

Substituição de 2.427 luminárias resultou numa economia de energia equivalente ao consumo elétrico anual de 15.710 residências

Por Portal Diário com Assessoria

13/01/2020 às 16h38

Com a troca de 2.427 luminárias não eficientes por de LED, que são mais duráveis e econômicas, foi gerada uma redução de consumo de energia de 2.278 MWH por ano

Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), nos últimos anos, a Energisa vem investindo na iluminação pública de municípios da Paraíba. Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o PEE tem o objetivo principal de disseminar a cultura da redução do consumo de energia elétrica. No ano passado, a Energisa Paraíba fez um investimento na casa dos R$ 3,2 milhões na substituição de luminárias de ruas e praças de dez municípios do estado.

Com a troca de 2.427 luminárias não eficientes por de LED, que são mais duráveis e econômicas, foi gerada uma redução de consumo de energia de 2.278 MWH por ano. De acordo com a Energisa, essa economia é equivalente ao consumo elétrico anual de 15.710 residências. Sapé foi a primeira cidade do estado a receber o projeto em 2019. Lá, houve substituição de 156 luminárias ao custo de R$ 311 mil.

Boa Vista, Cajazeiras, Caraúbas, Congo, Coremas, Itaporanga, Monteiro, Princesa Isabel e Santa Rita foram os outros municípios contemplados pela iniciativa no ano passado. Um aspecto importante da renovação da iluminação pública é que ela contribui diretamente para a qualidade de vida da população, pois oferece mais conforto e tranquilidade para as pessoas circularem pelas cidades durante a noite, uma vez que elas ficam mais iluminadas.

Apesar da iluminação pública ser responsabilidade das prefeituras, a Energisa realiza esse trabalho com o intuito de contribuir com a preservação ambiental, a partir da diminuição do consumo elétrico. Dessa forma, indiretamente, a concessionária acaba também colaborando para que as contas de energia dos municípios fiquem mais baratas já que os gastos com iluminação pública passam a ser menores.

Recomendado pelo Google: