header top bar

section content

Carnaval 2020: Segurança emprega policiais militares e civis e bombeiros do litoral ao sertão

As atividades serão iniciadas neste sábado (22) e seguem até a Quarta-feira de Cinzas

Por Portal Diário com SECOM

21/02/2020 às 15h21

Ações de segurança da PM

As forças de Segurança da Paraíba estarão trabalhando em todo o Estado para garantir a tranquilidade dos foliões durante o período carnavalesco. As atividades serão iniciadas neste sábado (22) e seguem até a Quarta-feira de Cinzas, com a execução de um Planejamento Operacional da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds), que envolve ações preventivas e repressivas, realização de procedimentos policiais, além de resgates e salvamentos, tanto na região do litoral como no sertão paraibano, por parte dos órgãos operativos da pasta.

A Polícia Militar montou um esquema envolvendo o reforço de 1.850 policiais por dia, especificamente para os festejos e locais de maior movimentação nesta época. Eles serão auxiliados por toda uma logística de viaturas, POPs (Pontos de Observação Policial), drones e van de videomonitoramento. Entre as prévias e o carnaval, a PM estará atuando em pelo menos 629 eventos, o que demanda mais de 17 mil serviços gerados.

O reforço maior é para o litoral paraibano, com mais de 900 policiais por dia, atuando nas praias de Jacumã, Lucena e Baía da Traição, entre outros destinos. As ações de trânsito e a prevenção aos crimes ambientais também fazem parte do planejamento montado pela corporação, com a presença do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb).

As ações do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPB) incluem prevenção e o salvamento aquático, que serão os principais focos da instituição no Carnaval 2020. Além disso, será realizado combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e busca e salvamento, bem como a atuação dos mergulhadores de resgate, que acontecerá em todo o período carnavalesco. De forma geral, serão 454 militares empregados durante o período, desenvolvendo ações de prevenção e emergência, auxiliados por 10 embarcações.

O emprego será feito de modo a otimizar o serviço durante os dias de festa, garantindo assim a diversão daqueles que passarão o feriado na região metropolitana de João Pessoa, em especial nas praias. Em decorrência do aumento de banhistas no litoral paraibano, a instituição incrementa a prevenção aquática. Da praia de Barra de Camaratuba até Acaú, na cidade de Pitimbu, a corporação terá guarda-vidas espalhados nos pontos tradicionalmente mais movimentados, totalizando 36 postos ativos. Ainda irão acontecer blitzen preventivas nas vias que dão acesso às principais praias, juntamente com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Paraíba.

A Polícia Civil da Paraíba vai aumentar o efetivo nas delegacias e manter pólos de atendimento em regime de plantão durante o Carnaval, em todas as regiões do Estado. Serão utilizados 1.005 policiais civis em escalas de plantão entre delegados, escrivães, agentes de investigação, agentes operacionais, peritos, técnicos em perícia, necrotomistas e papiloscopistas. Para atendimento à população, também serão utilizadas 270 viaturas espalhadas entre os pólos de plantão das seccionais de Polícia Civil do litoral ao sertão.

A Delegacia Móvel estará presente nos pontos mais movimentados durante o período carnavalesco. Em João Pessoa, além dos plantões já realizados cotidianamente na Central de Polícia, deverão abrir também à noite em plantão 24 horas a 10ª Delegacia Distrital (Av. Nego) e a Delegacia do Turista, localizada no térreo do prédio da PBTur, em Tambaú. Ainda é possível utilizar a Delegacia On Line (www.delegaciaonline.pb.gov.br) para registros de ocorrências que não envolvem violência, como perdas, furtos, extravios, acidentes de trânsito sem vítimas e também para registro de desaparecimento de pessoas.

ESTÃO MORRENDO DE FOME

VÍDEO: Emocionada, chefe do Núcleo de Zoonoses pede ajuda para animais de rua durante a epidemia

GRUPO DE OPOSIÇÃO

VÍDEO: Leonardo Gadelha diz que está disposto a ceder candidatura a prefeito de Sousa para Zé Célio

RECOMENDAÇÃO DO MP

VÍDEO: Famoso torneio de futebol e tradicional festa no Vale do Piancó são cancelados devido à Covid-19

'ERROS SUPERFICIAIS'

VÍDEO: Deputado da PB ameniza erros de Bolsonaro e defende uso do fundo partidário contra o coronavírus

Recomendado pelo Google:
Conteúdo Protegido!