header top bar

section content

Dra. Paula pede que Hospital Regional atenda somente pacientes dos municípios da região de Cajazeiras

De acordo com a parlamentar, os pacientes da Covid-19 da regional de Sousa devem ser atendidos pelo no Hospital Regional Estadual de Sousa

Por José Dias Neto

13/05/2020 às 16h10

Doutora Paula é deputada estadual pelo Progressistas

A deputada estadual Doutora Paula Francinete (PP) apresentou dois importantes requerimentos na sessão extraordinária desta quarta-feira (13) da Assembleia Legislativa da Paraíba, que tratam de medidas de combate e prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

As matérias, inclusive, constavam na pauta da sessão, mas a votação foi adiada para a próxima semana.

VEJA MAIS:

VÍDEO: Dra. Paula sai em defesa de sindicalista de Cajazeiras após polêmica dos cargos comissionados

A deputada fez, também, durante a sessão de hoje, solicitação ao secretário estadual da Saúde, Geraldo Medeiros, no sentido de que o Hospital Regional de Cajazeiras seja referência apenas para os 14 municípios que compreendem a 9ª Regional de Saúde de Cajazeiras.

De acordo com a parlamentar, os pacientes da Covid-19 da regional de Sousa devem ser atendidos pelo no Hospital Regional Estadual de Sousa, na cidade de Sousa, bem como os paciente dos municípios que fazem parte daquela regional.

REQUERIMENTO

No primeiro documento (8.840/2020), a deputada Dra. Paula requer, por meio da Presidência da ALPB, o urgente encaminhamento de expediente ao Ministro da Economia, Paulo Guedes. Neste, a parlamentar solicita que o governo federal aproveite a estrutura de todos os bancos oficiais no pagamento do auxílio emergencial aos autônomos, MEIs e desempregados por conta da situação gerada pela pandemia do coronavírus.

Na justificativa, a parlamentar alerta que ficou demonstrado a ineficiência da forma atual do pagamento do auxílio emergencial, quando da utilização, apenas, das agências da Caixa Econômica Federal e lotéricas. “Se faz necessária uma revisão na estratégia do pagamento”, argumenta.

Ante a realidade da ineficiência, a deputada sugere ao governo federal que utilize a estrutura do Banco do Nordeste, a excelente capilaridade de agências e correspondentes bancários do Banco Brasil e, ainda, o Banco da Amazônia, entre outros de desenvolvimento regional.

USO DE MÁSCARA

No segundo requerimento (8.841/2020), Drª Paula solicita à presidência da ALPB o urgente encaminhamento de expediente ao Governo do Estado da Paraíba, com vista à criação de ‘Medida Emergencial’ que trate da obrigatoriedade de uso de máscara nos estabelecimentos comerciais que estão em funcionamento no âmbito do Estado.

A medida visa evitar a disseminação do novo coronavírus, com previsão de multa para quem descumprir a norma, a qual incidirá sobre o estabelecimento comercial onde houver pessoas sem máscara.

Ao justificar a propositura, a parlamentar ressalta que o país enfrente uma crise de saúde pública sem precedentes e alerta que os números referentes a casos e mortes provocados pelo novo coronavírus no país falam por si só, tornando o Brasil o epicentro mundial da pandemia da Covid-19.

“Com base nas evidências estatísticas, urge a adoção de medidas adicionais as já tomadas pelas autoridades federais, estaduais e municipais, como forma de frear, ao menos diminuir a velocidade quanto à disseminação do vírus em questão”, justifica.

De acordo com o documento, como a medida adicional dispõe sobre a obrigatoriedade de uso de máscara no interior dos estabelecimentos comerciais em funcionamento em todo o território do Estado da Paraíba, caberá às prefeituras à fiscalização quanto ao cumprimento da medida.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: