header top bar

section content

ENEM: Na Paraíba mais de 30 mil alunos inscritos deverão fazer as provas no próximo domingo

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será neste domingo, 17 de janeiro. Os portões das escolas serão abertos as 11h30 e o fechamento será às 13h.

Por Juliana Santos

15/01/2021 às 16h56 • atualizado em 15/01/2021 às 16h57

O Enem 2020 será aplicado na versão impressa nos dias 17 e 24 de janeiro e, na versão digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. (Foto: Ilustrativa)

Ao todo, 30.200 estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino da Paraíba estão inscritos para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem neste domingo (17) e no próximo dia 24 de janeiro. O número representa 73% de todos os alunos matriculados na 3ª série e inscritos no Exame, o que coloca a Paraíba como o Estado com maior número de estudantes deste nível inscritos nas provas.

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) promoveu diversas ações para manter as aulas e atividades relativas ao Enem funcionando mesmo durante o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.

VEJA TAMBÉM

Profissional da área de psicologia pedagógica fala sobre medo dos alunos de fazer a prova do Enem

Se Liga no Enem Revisão On-line foi uma dessas ações, o programa fez uso do Google Classroom como sala de aula virtual para acompanhamento das atividades junto aos estudantes. As lives interdisciplinares que aconteceram aos sábados. Foram abertas 14 salas, com referência ao número de Gerências Regionais de Ensino (GRE). Também foram realizados simulados e revisões on-line por meio do canal no YouTube da Secretaria de Educação; programas de revisão na Rádio Tabajara AM e na TV Paraíba Educa, cujo objetivo foi alcançar alunos que não têm acesso à internet; além do Desafio Nota 1000, com questões lançadas semanalmente.

No dia da prova

Tradicionalmente, a SEECT colocava diversos pontos de apoio em vários locais de prova espalhados por todo o Estado para dar suporte aos estudantes da Rede Estadual que iriam fazer as provas do Enem. Entretanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, a SEECT estará com um ponto de apoio presencial na Escola Cidadã Integral Liceu Paraibano, a partir das 9h, nos dois dias de provas.

Informações sobre o Exame

A principal mudança devido a pandemia da Covid-19, no Enem 2020 é que os candidatos deverão permanecer usando máscaras durante todo o tempo que estiverem dentro do local de provas. Os portões serão abertos 30 minutos mais cedo para evitar aglomerações fora dos locais de aplicação dos exames. Os candidatos podem levar lanches e poderão consumi-los dentro da sala, mas deverão recolocar as máscaras, segurando pelas alças laterais, imediatamente após terminarem. Além disso, os estudantes precisam levar um documento original com foto e caneta de tinta preta feita em material transparente.

Atenção aos horário das provas:

Primeiro dia de provas (17/01):
11h30: Abertura dos portões
13h: Fechamento dos portões
13h30: Início das provas
19h: Término das provas

Segundo dia de provas (24/01):
11h30: Abertura dos portões
13h: Fechamento dos portões
13h30: Início das provas
18h30: Término das provas

Recomendado pelo Google: