header top bar

section content

Cofen ajuíza ação em defesa do dimensionamento de enfermagem contra o Ministério da Saúde

Dr Ronaldo parabenizou a ação do Cofen em garantir a equipe de enfermagem completa

Por Portal Diário com COFEN

13/07/2018 às 10h08 • atualizado em 13/07/2018 às 10h12

Enfermeiros poderão registrar os títulos gratuitamente

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) ingressou com ação judicial contra a portaria do Ministério da Saúde que admite atuação autônoma de auxiliares e técnicos de Enfermagem, sem supervisão de enfermeiro, em instituições que atendem pacientes com transtornos mentais e dependência química. A portaria contraria a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem e coloca em risco a população assistida.

Ao definir a equipe técnica multiprofissional mínima, a portaria abre possibilidade para que os profissionais de Enfermagem de nível médio atuem sem a presença de enfermeiro em instituições públicas ou privadas com até 10 leitos, contrariando os artigos 12, 13 e 15 da Lei do Exercício Profissional.

O uso excessivo de álcool e outras drogas é um importante fator de risco para morbimortalidades, com implicações legais, físicas, mentais e sociais. Neste contexto complexo, o enfermeiro atua no tratamento e reabilitação, sendo capaz de detectar precocemente os sintomas de crises de abstinência e intoxicação, e garantir o atendimento adequado.

Dr Ronaldo Beserra, Conselheiro Federal do Cofen

O Conselheiro Federal, Dr Ronaldo Beserra, parabenizou o Cofen pela atitude: “Parabenizo ao Cofen pela ação para garantir a equipe completa de enfermagem na saúde mental. Só desta forma, teremos um atendimento humanizado e de qualidade para todo e qualquer paciente que precise dos serviços de enfermagem”, disse Ronaldo.

O processo 1010466-35.2018.4.01.3400 tramita na 1ª Vara Federal Cível, com pedido de tutela de urgência, considerando os riscos à população.

Fonte: http://www.cofen.gov.br/cofen-vai-a-justica-para-garantir-dimensionamento-profissional-em-saude-mental_64209.html

VÍDEO: Psicologia no Ar recebe diretores e psicóloga de organização que promove cidadania em Cajazeiras

NOVIDADES

Xeque-Mate visita lançamento do novo plano da Eletrosorte, que firmou parceria com gigante dos seguros

FUTEBOL DE CAJAZEIRAS

VÍDEO: Dirigentes e ex-jogadores relembram histórias marcantes do Duque de Caxias, que completou 50 anos

VÍDEO: Programa de rádio que é sucesso na região de Campina fecha parceria com emissora de Cajazeiras