header top bar

section content

Conselheiro Federal fala do lançamento do selo de qualidade do Cofen: ‘Isso sim é qualidade na certa’

Programa Nacional de Qualidade (PNQ) contempla instituições de saúde e de ensino, certificando a excelência da Enfermagem

Por Portal Diário com Cofen

20/07/2018 às 14h54 • atualizado em 23/07/2018 às 12h51

Selo de Qualidade Cofen

Com auditório lotado, o Conselho Federal de Enfermagem lançou nesta sexta-feira (20) o Programa Nacional de Qualidade (PNQ) do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, durante o 2º Fórum Práticas de Excelência em Segurança do Paciente, em São Paulo.

O Conselheiro Federal, Dr Ronaldo Beserra falou sobre a importância do selo: “Fazer um olhar crítico técnico, social, ético e legal nas ações dos profissionais de enfermagem, instituições de ensino e instituições de saúde e após avaliação criteriosa, selar e garantir o exercício legal e ético da Profissão, para proteger o Cidadão. Então senhoras e senhores, se habilitem e provem para a sociedade seus va disse Dr Ronaldo.

Dr Ronaldo Beserra, Conselheiro Federal

Saiba como obter a certificação!

Selo da Qualidade – O selo de qualidade do sistema Cofen/Corens contemplará instituições de saúde e de ensino. “Entendemos que a formação profissional é o berço de todo o processo de exercício profissional e, por isto, também poderá passar pelo processo de certificação da qualidade” , informou Cláudio Porto.

“No exercício profissional, a certificação estará voltada para duas áreas prioritárias, que são a segurança do paciente e a gestão de risco. Vamos promover, simultaneamente, a certificação da instituição e do profissional”, explica Claudio Porto. “O programa de qualidade traz a possibilidade de certificar unidades institucionais, reconhecendo o esforço e a excelência daquele serviço, ainda que a instituição como um todo ainda não esteja apta à certificação”.

Para conseguir a certificação, as instituições serão avaliadas em seis dimensões: “Ações gerenciais sistêmicas”, “Estrutura organizacional”, “Aspectos operacionais”, “Infraestrutura”, “Gestão de pessoas” e “Responsabilidade social”. O selo de qualidade é uma certificação dos profissionais de Enfermagem e não apenas das instituições.

Fonte: Portal Diário com Cofen - http://www.cofen.gov.br/cofen-lanca-selo-de-qualidade-da-enfermagem_64408.html

Recomendado pelo Google: