header top bar

section content

Comissão Nacional de Residência em Enfermagem realiza pela 1ª vez, reunião descentralizada na Paraíba

As discussões e reflexões também foram muito importantes para esclarecer como se dá o exercício profissional do enfermeiro no contexto dos programas de residência

Por Assessoria Dr Ronaldo Beserra com Dr Antonio Eduardo Sec. Executivo da CONARENF

26/10/2018 às 15h29 • atualizado em 27/10/2018 às 15h00

Conarenf em reunião na Paraíba

A Comissão Nacional de Residência em Enfermagem (Conarenf) realizou nesta semana (23 e 24), no Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), sua reunião ordinária mensal de forma descentralizada.

A comissão tem como Coordenador, o paraibano Dr Ronaldo Miguel Beserra, Dr Antônio Eduardo Vieira como Secretário Executivo e como membros, as Dras Julita Correia, Valderez Ribeiro e Rika Miyahara.

Essa estratégia tem sido importante para aproximar Conarenf dos Conselhos Regionais no sentido de promover a divulgação de seu trabalho fortalecer os programas de residência de enfermagem em cada estado.

Além de discutir itens específicos de sua pauta de reunião a Conarenf realizou três reuniões específicas, em momentos separados, com os seguintes representantes: coordenação de Fiscalização e Departamento de Registro e Cadastro do Coren-PB, Grupo de Trabalho da Câmara Técnica de Atenção à Saúde (CTAS) também do Coren-PB e coordenadores de programas de residências da Paraíba.

Conarenf em reunião na Paraíba

As reuniões foram bastante proveitosas e ajudaram aos membros da Conarenf a compreender melhor a realidade dos programas de residência de enfermagem no estado da Paraíba. As discussões e reflexões também foram muito importantes para esclarecer como se dá o exercício profissional do enfermeiro no contexto dos programas de residência, considerando que apesar de estarem ligados numa modalidade Ensino para sua qualificação, são de igual forma profissionais devidamente registrados, habilitados e que exercem a Enfermagem nos serviços ligados aos programas de residência.

Conarenf em reunião na Paraíba

Nesse sentido, ficou evidente a importância da aproximação dos Conselhos Regionais com os programas de residência.

O Conselheiro Federal, Dr Ronaldo Beserra agradeceu ao presidente do COFEN, Dr Manoel Carlos Neri pelo apoio em descentralizar a reunião da Comissão Nacional de Residência em Enfermagem para o estado da Paraíba: “Essa descentralização é de suma importancia e serviu para que possamos realizar uma aproximação juntos ao Coren pb, aos coordenadores de programas de residência e a própria Conarenf. A comissão é que emite os pareceres de todos os diplomas de enfermeiros que realizam especialidades na modalidade de residência que dão entrada no Coren para ser reconhecidos, e por fim, o profissional enfermeiro poder exercer sua atividade como enfermeiro com título de residência. A importância dessa visita nos estados, além dessa aproximação, serve para que possamos fazer um olhar especial junto aos enfermeiros que cursam a residencia de enfermagem nas instituições de saúde”, disse Ronaldo.

Recomendado pelo Google: