header top bar

section content

BANDEIRA AMARELA: Energia ficará mais cara a partir de novembro. Entenda o reajuste!

Com a falta de chuvas a Aneel diz que os reservatórios das hidrelétricas estão vazios e não está gerando energia hidrelétrica suficiente.

Por Priscila Belmont

29/10/2016 às 11h18 • atualizado em 29/10/2016 às 16h49

A energia elétrica vai ficar mais cara a partir de Novembro.

Com a falta de chuvas a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) diz que os reservatórios das hidrelétricas estão vazios e não está gerando energia hidrelétrica suficiente.

Foi necessário acionar as termelétricas que é uma espécie de reserva energética, que produz uma quantidade constante de energia durante o ano inteiro ao contrário das hidrelétricas, que têm a produção dependente do nível das represas.

Com a medida a partir de novembro de 2016 a bandeira fica amarela e o consumidor vai pagar cobrança extra de R$ 1,50 para cada 100 kWh de energia.

Entenda:
A energia termelétrica é produzida pela queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão, óleo diesel e gás natural). É a matriz energética mais cara e poluente.

As Bandeiras Tarifárias trazem mais transparência ao custo da energia elétrica. As cores verde, amarela e vermelha indicam ao consumidor o custo de de geração de energia elétrica no país.

Desde abril estamos na bandeira verde que significa que a conta de energia não teve acréscimos, mas, a partir de novembro de 2016 a bandeira fica amarela e a fatura terá acréscimo de de R$ 0,015 por KWh consumido.

DIÁRIO DO SERTÃO com Vídeo do G1 PB

Recomendado pelo Google: