header top bar

section content

EXCLUSIVO: Moradores comparam Lula a Deus e a Frei Damião após chegada das águas da transposição no Cariri

Para conferir primeiros efeitos da transposição no dia-a-dia dos paraibanos, TV Diário do Sertão percorreu a Borborema e o Cariri

Por Jocivan Pinheiro

29/03/2017 às 17h23 • atualizado em 30/03/2017 às 08h58

Março foi um mês histórico para a Paraíba. Depois de muita espera, as águas da transposição do Rio São Francisco finalmente chegaram ao solo paraibano pelo eixo leste da obra, para a alegria dos que enfrentam um período de estiagem prolongado e devastador.

Para conferir de perto os primeiros efeitos da transposição no dia-a-dia dos paraibanos, a equipe da TV Diário do Sertão percorreu as regiões da Borborema e Cariri, onde conheceu a riqueza cultural, as belezas naturais e as dificuldades do semiárido nordestino, e ouviu relatos de quem presenciou a inauguração popular do eixo leste com os ex-presidentes Lula e Dilma.

Imagens e relatos emocionados marcam série de reportagens sobre a chegada da transposição na PB

Moradores de Monteiro mergulham em canal da transposição

A primeira matéria desta série mostra que a população de Monteiro não apagará da memória o dia 19 de março de 2017, quando a cidade recebeu uma multidão que veio de várias regiões do Nordeste para acompanhar Lula e Dilma, considerados ‘pais’ da obra. Os moradores afirmam que nunca viram uma movimentação tão intensa como a que aconteceu naquele domingo histórico.

“Para nós vai continuar sendo uma alegria porque a gente nunca teve isso aqui na Paraíba, uma riqueza dessas. Não tenho palavras. A gente recebe eles de coração”, disse o agricultor Nivaldo dos Santos.

Moradores de Monteiro mergulham em canal da transposição

Mais empolgada, a comerciante Maria Luciene, esposa de Nivaldo, comparou o ex-presidente Lula a uma divindade e disse que sua visita a Monteiro se assemelhou às missões de uma das figuras religiosas mais míticas do Nordeste brasileiro, o Frei Damião.

“Foi um dos dias mais felizes que a gente teve aqui na Paraíba. Lula e Dilma foram a melhor coisa que Deus botou na vida dos pobres. Lula chegando aqui em Monteiro foi a mesma coisa quando Frei Damião chegava. Ele é o deus na terra da gente aqui em Monteiro e na Paraíba toda”, declarou.

Águas da transposição em Monteiro

O radialista Edvaldo José ressaltou que a transposição tira Monteiro da situação de colapso, mas as águas ainda precisam chegar a outras localidades da região, e para isso é necessário aumentar a vazão dos canais.

“A importância é muito grande porque vai tirar Monteiro de um colapso, porque faltou pouco pra gente chegar nesse colapso. A população espera que a vazão aumente. Ainda tem localidades que não chegaram as águas da transposição, mesmo assim a população espera as águas do Rio São Francisco em suas casas.”

O comerciante Salo Formiga completa: “É uma dádiva. Eu, por exemplo, estou com 62 anos, e esperávamos desde a minha adolescência essa coisa benéfica para a cidade. Humanamente ninguém pode fazer uma avaliação do quanto isso é benéfico, de quantas coisas boas trouxe para nossa terra.”

Águas da transposição em Monteiro-PB

.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: