header top bar

section content

No ar há 2 meses, site que tem paraibano como editor conquista 1° lugar de Prêmio Nacional de Jornalismo

Com apenas dois meses de lançamento, site vence Prêmio NHR Brasil de Jornalismo

Por Diário do Sertão

30/07/2019 às 09h20 • atualizado em 30/07/2019 às 09h43

O jornalista paraibano Wendell Rodrigues, Editor-Chefe do Site Repórter Especial, em Braília foi premiado com a reportagem “Dramas da Hanseníase”. O jornalista gravou um vídeo para agradecer a equipe do site e falar da sua alegria em ser premiado com apenas dois meses em que o site foi ao ar.

ENTENDA
Foi anunciado em Belo Horizonte (MG), na noite deste domingo, 28, o resultado do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo. Concorrendo com importantes veículos de comunicação de todo país, o Repórter Especial venceu na categoria Mídia On-line, tornando-se o Campeão Nacional. O resultado foi anunciado, durante a cerimônia de abertura do 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop).

VEJA MAIS: NO SBT: Jornalista paraibano mais premiado do Brasil mostra como ganhar dinheiro fazendo o que gosta

A série de reportagens Dramas da Hanseníase foi produzido e escrito pelos jornalistas Wendell Rodrigues (paraibano), Maryellen Badarau e Sthéfani Alves. Janieli Ventura (responsável pela Direção de Arte) e Eufênia Pereira, editora do documentário, também estão na equipe.

Maryellen Badarau, jornalista do site Repórter Especial. Foto: Arquivo Pessoal

“Contribuir para visibilizar, informar e ajudar as pessoas, através destas reportagens, foi uma honra. Receber um prêmio Nacional de Jornalismo me faz refletir na grande oportunidade que tive, ao contar a história das pessoas, ao passo que estou construindo a minha”, ressaltou a repórter Maryellen Badarau.

Sthéfani Alves, jornalista do Repórter Especial. Foto: Arquivo pessoal.

Para a jornalista Sthéfani Alves, a conquista é um grande incentivo. “Poder colaborar com pessoas invisíveis dando voz a elas por meio do nosso trabalho me faz realizada. E quando essas histórias ganham destaque e um reconhecimento como esse, é uma prova de que estamos no caminho certo”.

“Quando foi idealizada, essa série especial tinha um objetivo: contribuir com o debate da hanseníase e oferecer visibilidade a um tema, ainda desconhecido da imensa maioria dos brasileiros”, destacou o jornalista, Wendell Rodrigues, Editor-Chefe do Repórter Especial. Wendell ainda resumiu o sentimento dos profissionais, diante do 1° lugar Nacional. “Esse relevante reconhecimento deixou a equipe feliz e empolgada: jornalismo é uma construção coletiva, feita com responsabilidade, ética, isenção, pluralidade e interesse público. Essa é a finalidade do nosso trabalho”, pontuou.

Wendell Rodrigues, editor-chefe do Repórter Especial. Foto: Arquivo pessoal.

Janielle Ventura, responsável pela estética visual da série especial, também comemorou. “O material ficou maravilhoso. A forma como foi produzida e escrita dava para perceber que tinha alma. Um material sincero, humanizado, que se importa com a realidade dos personagens que foram inseridos. O resultado da série já nos deixou muito feliz. E com o prêmio ficamos mais feliz ainda”, comentou.

Janielle Ventura, direção de arte do Repórter Especial. Foto: Arquivo pessoal.

Editora do documentário, Eufênia Pereira destacou o envolvimento de todos. “A equipe colocou não só o conhecimento jornalístico, mas comprometimento, amor e dedicação. Esse foi o segredo que resultou nessa produção impecável”, concluiu.

Eufênia Pereira, editora do documentário Dramas da Hanseníase. Foto: Arquivo pessoal.

Dramas da Hanseníase
Ao longo de vários dias, o Repórter Especial mergulhou no tema. O Brasil é o segundo no ranking de incidência de hanseníase no mundo. Só fica atrás da índia. Essa já seria uma razão para abordar, com intensidade, o assunto. Mas o que motivou foi o preconceito, em torno da doença. No total, foram quatro matérias especiais e um documentário, publicados, ao longo do mês de maio de 2019.

Na primeira reportagem da Série, nossa equipe mostrou um hospital, na região nordeste, que, por anos, realizava diagnóstico da doença e o tratamento de pacientes. Hoje, o lugar se encontra abandonado, mas ainda serve de abrigo para portadores da doença, que foram largados pelos familiares. São histórias impactantes!

Na segunda matéria, nós detalhamos as estatísticas da doença, que são assustadoras. Norte e Nordeste lideram o número de casos. Na terceira reportagem, avançamos para debater, a fundo, o preconceito e a vergonha enfrentados pelas pessoas doentes.

As campanhas de conscientização desenvolvidas pelos governos com (valiosa) ajuda de organizações não-governamentais foram detalhadas na quarta matéria da série especial.

O Repórter Especial veiculou um documentário de 2’, no canal do youtube e em todas as redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter. Além disso, também destacamos depoimentos da equipe, responsável pelo trabalho. Trata-se de uma contribuição para dar rosto, voz e sentimentos, aos nossos entrevistados e entrevistadores.

Projeto jornalístico Inovador
O Repórter Especial é um projeto jornalístico, idealizado por Wendell Rodrigues, um dos profissionais mais premiados do Brasil. O objetivo é aprofundar a abordagem de temas de relevância para a opinião pública. Como veículo de mídia, o Repórter Especial compreende a sua responsabilidade e o seu compromisso social. A atuação da empresa e os princípios editoriais são inspirados em três pilares: isenção, pluralidade e interesse público.

O site entrou no ar, no dia 22 de maio de 2019. Em dois meses, experimenta um constante crescimento no número de acessos, em todas as regiões do Brasil. A missão da empresa é aprofundar, de maneira profissional, a abordagem de temas relevantes, para garantir o bem-estar da sociedade e fortalecer as instituições democráticas.

PORTAL DIÁRIO com Repórter Especial

Recomendado pelo Google: