header top bar

section content

Projeto da UFPB mostra como preparar ração artesanal para criação de peixes

O alimento apropriado para a produção de animais aquáticos é feito à base de hortifrutigranjeiros

Por Redação Diário com Ascom

17/10/2020 às 10h30

Ração apropriada para a criação de peixes é feita à base de hortifrutigranjeiros. Foto: Camila Fernandes

Projeto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mostra como preparar ração artesanal para baratear produção de pescados. Na piscicultura, os custos com alimentação podem chegar a 70% do que é investido em toda produção. O alimento apropriado para a produção de animais aquáticos é feito à base de hortifrutigranjeiros.

Inicialmente, o projeto atendia à comunidade de agricultores do município do Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa. Devido à pandemia do novo coronavírus neste ano, as ações passaram a se concentrar no perfil da iniciativa no Instagram.

“Essa foi uma orientação da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFPB. No fim das contas, nossas dicas acabaram atingido um maior número  de pessoas, além dos agricultores do Conde”, afirma Jane Torelli, bióloga do Departamento de Sistemática e Ecologia da UFPB e coordenadora do projeto.

Conforme o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, o valor de produção de pescado em cativeiro no Brasil foi de quase 5 bilhões de reais, tendo sido o Nordeste responsável por 39,8% desse valor, porém, comparado com o Sudeste e Sul, a região apresentou baixo crescimento do valor da produção entre 2014 e 2018.

Os próximos planos da iniciativa são ampliar ainda a divulgação desses conhecimentos de educação ambiental para outras comunidades da Grande João Pessoa. Participam das atividades do projeto o estudante de Ciências Biológicas Diego Pereira e outros voluntários de cursos de graduação e de pós-graduação da UFPB.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: