header top bar

section content

VÍDEO: TV Diário do Sertão transmite evento da ALPB em Cajazeiras, de entrega da “Medalha Padre Rolim”

A solenidade foi proposta pelos deputados Jeová Campos e Júnior Araújo. O evento, que aconteceu nesta sexta-feira (26), teve transmissão ao vivo pela TV Diário do Sertão

Por Diário do Sertão com Assessoria ALPB

27/11/2021 às 20h47 • atualizado em 27/11/2021 às 22h30

Em evento transmitido ao vivo pela TV Diário do Sertão, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma sessão solene, na tarde desta sexta-feira (26), em Cajazeiras, para homenagear educadores, religiosos e um jornalista, com a outorga da “Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim – Padre Rolim”. O evento, proposto pelos deputados Jeová Campos e Júnior Araújo, aconteceu no auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC).

Foram homenageados com a Medalha Padre Rolim, a professora Carmelita Gonçalves da Silva (representada por Eugênio Nóbrega), Antônio Fernandes Filho, Sheylla Nadjane Batista Lacerda, Monsenhor Agripino Ferreira de Assis, Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade (In Memoriam, representado pelo sobrinho Luiz Gualberto de Andrade), Thompson Fernandes Mariz, Padre Gervásio Fernandes de Queiroga, Ana Costa Goldfarb, Maria Regina Soares de Castro (Irmã Regina) e Olivia Boniatti (representada pela irmã Ivone Pereira Cardoso).

VEJA TAMBÉM

Várias personalidades serão homenageadas durante evento de entrega da Medalha Padre Rolim em Cajazeiras

Solenidade de entrega da “Medalha Padre Rolim” em Cajazeiras. (Foto: divulgação).

O deputado Jeová Campos, autor da propositura, destacou que o Padre Rolin vive em nós. “Ele deixou Olinda e passou a viver no sítio para, dali, instalar uma escola. Por essa escola, passaram nomes memoráveis como o Padre Cícero. Estou muito feliz por estar vivendo este momento”, disse. Jeová destacou ainda que o Padre Rolim era poliglota e que a homenagem dá concretude à medalha que leva o nome dele.

O deputado Junior Araújo, coautor, comemorou a instalação da Assembleia em Cajazeiras, para homenagear tantas pessoas ilustres, especialmente paraibanos que contribuíram diretamente com o desenvolvimento da educação do Alto Sertão da Paraíba, especialmente da cidade de Cajazeiras. “Especialmente por ser um cajazeirense nato, viver este momento é algo muito especial e muito gratificante; assistir as homenagens ao Padre Rolin, que tanto contribuiu com o município”, disse.

MONSENHOR AGRIPINO

Para o Monsenhor Agripino Ferreira de Assis, é por demais importante receber essa homenagem, por que o nome do Padre Inácio de Souza Rolim soa muito bem para o Sertão e para a região que engloba municípios dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e de outros estados do Nordeste “pela sua importância não só como educador, mas como o sacerdote”.

“Ele exerceu plenamente essas duas funções. Poderíamos dizer parte do mesmo sacerdócio que ele exerceu, levando o conhecimento a cultura e os sacramentos em toda essa região. Ele viveu uma profunda vida missionária atendendo aos sacramentos principalmente do batismo nesta região, até o Rio Grande do Norte, batizando os filhos e as filhas das escravas existentes na época. O Padre Inácio de Souza Rolim representa para nós uma importância extraordinária”, relatou.

MONSENHOR GERVÁSIO

O Monsenhor Gervásio, doutor em direito canônico, brincou que na sua idade é proibido ter emoções. “A gente tem que ir na vida se acostumando a ficar tranquilo diante das coisas muito alegres e das coisas muito triste. Estou tranquilo e agradeço imensamente àqueles que tiveram a iniciativa à Assembleia Legislativa por ter aprovado. Agora, com a idade já bastante avançada, 88 anos, Deus me deu a graça de poder receber essa homenagem”, comemorou.

“Me sinto muito honrada nesse momento que eu recebo a Medalha Padre Rolim”, declarou a professora Sheyla Lacerda. “Realmente, ele é o nosso espelho. Padre Rolim evangelizou através da educação. Ele foi realmente o revolucionário da educação de Cajazeiras. Então é uma alegria muito grande receber esse título. Nós educadores, nos sentimos realmente extremamente honrados com essa homenagem”, acrescentou.

IRMÃ REGINA DE CASTRO

A Irmã Regina de Castro, diretora do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, disse estar sentindo uma alegria muito grande por ser homenageada. “Padre Rolim faz parte do início dessa cidade. Ele representa a educação e a cultura. Então, eu que faço parte da educação, sou de uma congregação que tem como título ‘Irmãs escolares de Nossa Senhora’, para mim é uma alegria imensa. Só tenho a agradecer por esse reconhecimento, por tudo aquilo que até hoje as irmãs escolares vêm desenvolvendo aqui no sertão da Paraíba, em particular aqui em Cajazeiras”, declarou.

MARIANA MOREIRA

A professora da UFCG, Mariana Moreira, destacou a atuação plural do Padre Rolin, focada na transformação humana. “O padre Rolim não se limitou, apenas, à função de sacerdote. Usou o conhecimento, experiência e saber para contribuir com outros saberes, iluminar caminhos, alfabetizar outras tantas cabeças, outros tantos sertanejos nessa região. Pensar no Padre Rolim, então, é compreender a educação pela via da humanidade e, sobretudo, de transformação de mentes, homens, lugares, visões”, destacou.

AUTORIDADES PRESENTES

A sessão solene foi muito concorrida e contou com as presenças do deputado federal Wilson Santiago; os prefeitos José Aldemir Meirelles, de Cajazeiras; Jacildo Souza, de Cachoeira dos Índios; e Chico Mendes, de São José de Piranhas; o vereador Eriberto Maciel, presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras; diversos vereadores da região; além do Bispo da Diocese de Cajazeiras, Dom Francisco de Sales Alencar.

Fotos do evento:

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: