header top bar

section content

ALPB aprova Moção de Aplauso a docente cajazeirense que ganhou prêmio ‘Professor Transformador’

Renato Nunes Ramalho foi reconhecido por desenvolver junto com alunos, um projeto de ‘reaproveitamento das águas pluviais e cinzas nas escolas do semiárido paraibano’

Por Diário do Sertão com Assessoria

17/05/2022 às 19h33

Professor Renato Nunes Ramalho - Foto: divulgação

A Assembleia Legislativa aprovou, durante sessão desta terça-feira (17), o Requerimento 22.240/22, do deputado Jeová Campos, que consigna uma Moção de Aplauso ao Professor Renato Nunes Ramalho, da Escola Estadual Cidadã Integral (ECI) Professor Crispim Coelho, da cidade de Cajazeiras. Ele e seus alunos desenvolveram um projeto de ‘Reaproveitamento das águas pluviais e cinzas nas escolas do semiárido paraibano’, que foi reconhecido por meio do Prêmio Professor Transformador.

O trabalho do Professor Renato, explica o deputado, foi desenvolvido com o intuito de transformar o espaço escolar em um local de inovação, de construção de pequenas ideias e de pluralismo cultural, enfatizando que a sustentabilidade não é feita somente de forma individual ou de pequenos grupos de forma isolada.

Segundo informações divulgadas pelo professor Renato Nunes, o impacto social do projeto resultou no desenvolvimento de uma cultura de cuidado ambiental na escola, na comunidade e serviu de piloto para a sua ampliação na rede estadual de ensino. “Foi um trabalho pensado e executado pelos próprios estudantes, com o propósito de construir um sistema hídrico sustentável utilizando bambus como tubulação, e caixas de geladeiras velhas para reservatório da água, que será captada da chuva e das águas sujas dentro da escola”, explica Renato, complementando que também foi construída uma bomba de hidrogênio que é a fonte de energia limpa para fazer destinar a água entre os reservatórios.

O projeto começou a ser implantado no início da pandemia. No primeiro ano, as ideias foram organizadas. No segundo, foi desenvolvido um protótipo. Este ano, a comunidade escolar tem a intenção de formar uma startup a partir do trabalho. Vale registrar que mais de 800 projetos foram inscritos na segunda edição do Prêmio Professor Transformador, que reconheceu os melhores projetos desenvolvidos nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. “Não temos dúvidas que nobres iniciativas como essa desenvolvida pelo professor Renato e seus alunos contribuirão para a melhoria da qualidade de vida da população do semiárido paraibano”, destaca Jeová, justificado sua iniciativa de propor essa Moção de Aplauso.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: