header top bar

section content

VÍDEO: Médico que marcou a história da política do Rio Grande do Norte terá trajetória narrada em livro

Natural do município potiguar de Alexandria, Dr. Gentil Oliveira foi assassinado no dia 25 de maio de 1989, vítima de uma emboscada, quando estava na casa de um amigo

Por José Dias Neto

18/05/2022 às 18h28

A trajetória do médico Gentil Oliveira, político e profissional de saúde que marcou a história do Oeste Potiguar será imortalizada em um livro escrito pela sua própria filha, Teresa Raquel Paiva de Oliveira. A obra “Gentil, verás que um filho teu não foge à luta”, será lançada oficialmente na sexta-feira (27), às 17h em solenidade na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Natural do município potiguar de Alexandria, Dr. Gentil Oliveira foi assassinado no dia 25 de maio de 1989, vítima de uma emboscada. Ele estava na casa de um amigo quando dois homens invadiram o local e dispararam 12 vezes. Oito disparos atingiram Gentil, que foi socorrido e levado para o hospital.

A vítima foi transferida para o hospital em Pau dos Ferros e posteriormente para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital Walfredo Gurgel, em Natal. No dia 28, Gentil teve complicações renais que forçaram a sua transferência para Recife. No mesmo dia, não resistiu à gravidade dos problemas causados pelos disparos que o atingiram e morreu aos 45 anos de idade. O médico Gentil Oliveira era vice-presidente do diretório municipal do PMDB em Alexandria quando foi assassinado.

. A obra “Gentil, verás que um filho teu não foge à luta”. Foto: Divulgação

A OBRA E A HOMENAGEM

Em entrevista à Rádio Cidade de Natal-RN, Teresa Oliveira contou detalhes do livro e reforçou o convite para a solenidade.

‘’Eu tinha essa obrigação para com ele, para comigo também porque a gente não pode deixar os bons cair na vale do esquecimento. O lançamento do livro será no dia 27 de maio, na véspera da morte dele já que ele morreu em 28 de maio. Por que nessa data que você pode estar triste e querer chorar, 34 anos depois, a resposta é que eu acreditei que esse livro será uma forma de imortalizar. Igual a Dr. Gentil não é nosso. Dr. Gentil sempre foi de Alexandria’’, finalizou.

Gentil Oliveira é pai do médico ginecologista, obstetra e mastologista Dr. Gentil Paiva Júnior, que atua na Paraíba e no Rio Grande do Norte e mantém o legado do pai, dedicando-se à medicina diariamente.

ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA DE TERESA RAQUEL PAIVA DE OLIVEIRA: 

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: