header top bar

section content

João Azevêdo entrega reforma do Teatro Santa Catarina neste sábado

O local ganhou mais acessibilidade, conforto e teve sua estrutura inicial parcialmente mantida.

Por Luzia de Sousa

16/10/2019 às 11h49

João Azevêdo entrega reforma do Teatro Santa Catarina

A cidade de Cabedelo – na região metropolitana de João Pessoa – terá de volta um dos principais símbolos de sua cena cultural: o teatro Santa Catarina. O governador João Azevêdo entrega neste sábado (19), às 19h, a reforma do prédio, na qual foram investidos aproximadamente R$ 5 milhões, sendo esta a primeira grande intervenção, desde a sua fundação, em 1987. Na reabertura da casa de espetáculos, haverá encenação do espetáculo ‘Alegria de náufragos’, do grupo Ser Tão Teatro, no sábado e domingo (20). A entrada é gratuita.

Durante a solenidade de entrega da reforma do teatro, será prestada uma homenagem ao grupo Teatro Experimental de Cabedelo (Teca), criado no final da década de 1970 e principal responsável pela reinvindicação da construção do teatro em Cabedelo (que foi construído na década de 1980). Na época, a companhia era formada por mais de 30 pessoas, e dirigida pelo teatrólogo e folclorista brasileiro Altimar Pimentel, falecido em 2008.

Para Nézia Gomes, presidenta da Funesc (responsável pelo gerenciamento das atividades do teatro Santa Catarina), a entrega dessa reforma é demonstração de que o Governo do Estado da Paraíba tem um compromisso para com a história e para com a cultura. Além disso, conforme Nézia, essa reforma faz com que a cidade de Cabedelo conte com mais uma ferramenta para a prática artística e, consequentemente, para a formação de espectadores.

João Azevêdo entrega reforma do Teatro Santa Catarina

A reforma do teatro Santa Catarina recebeu um investimento de mais de R$ 4,9 milhões do tesouro estadual e passou por sua primeira grande intervenção desde a sua fundação, em 1987. O local ganhou mais acessibilidade, conforto e teve sua estrutura inicial parcialmente mantida. É mais um equipamento cultural que volta ao circuito produtivo do Estado.

João Azevêdo entrega reforma do Teatro Santa Catarina

Os ambientes contemplados com a reforma são: hall de entrada, bilheteria, circulação horizontal e vertical com inserção de plataforma elevatória para atender a acessibilidade, plateia que passa a ter a capacidade para 161 pessoas, banheiros, palco, cabine de som e iluminação, sala de apoio, diretoria, camarote e área técnica. Além disso, foram construídos banheiros acessíveis masculino e feminino e camarins masculino e feminino com banheiros acessíveis. Na parte anexa ao teatro, foram construídos um refeitório e uma cozinha/cantina.

João Azevêdo entrega reforma do Teatro Santa Catarina

Os principais serviços em execução foram: demolições, alvenaria, estrutura, revestimento de fachada, cerâmico e acústico, mudança de pisos e pintura interna e externa, substituição na estrutura de coberta, instalações hidrossanitárias, drenagem de águas pluviais, instalações elétricas, louças e metais e inserção da instalação de combate a incêndio, subestação, gerador, urdimento, sonorização, tratamento acústico, portas acústicas, mobiliário de assento para o público, tratamento de jardim e empraçamento.

Serviço
Teatro Santa Catarina
Avenida Pastor José Alves de Oliveira
Camalaú, Cabedelo – PB
Espetáculo ‘Alegria de náufragos’, do grupo Ser Tão Teatro
Sábado, 19 de outubro, às 18h30
Domingo, 20 de outubro, às 19h

PORTAL DIÁRIO

Recomendado para você pelo google

NOVO DESAFIO

VÍDEO: IJMP encerra Novena da Imaculada Conceição, e padre anuncia que vai abrir casa de missão no Pará

SINDOJUS-PB

VÍDEO: Oficiais de justiça de Cajazeiras se reúnem em workshop para debater sobre o futuro da categoria

ESTUDANTE DO 9º ANO

VÍDEO: Aluno cajazeirense ganha medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática e se destaca nacionalmente

SORRIA

VÍDEO: ortodontista sousense fala das lentes de contato dentais e facetas de porcelana