header top bar

section content

Especialista explica como fazer cálculos para aposentadoria e pensão. Faça a sua agora mesmo!

Como o projeto do governo previa três regras de transição no INSS, serão ao todo quatro opções disponíveis para pedir aposentadoria.

Por Diário do Sertão

21/07/2019 às 07h55 • atualizado em 20/07/2019 às 11h55

O advogado Thiago Baracuhy em entrevista esta semana explicou como fazer os cálculos para a aposentadoria. Ele falou sobre as dúvidas dos casos práticos, ou seja, os cálculos de cada trabalhador.

No site O Globo tem uma janela que diz: “Calcule sua aposentadoria” e nela tem o local para calcular rapidamente a situação dos trabalhadores do setor público e privado.

Saiba o caminho
Como o projeto do governo previa três regras de transição no INSS, serão ao todo quatro opções disponíveis para pedir aposentadoria. Para cada perfil de trabalhador, uma regra diferente poderá ser a mais vantajosa.

E a atual modalidade de aposentadoria por idade, mais usada por trabalhadores informais, que não conseguem cumprir muito tempo de contribuição, também terá sua própria regra de transição.

Na calculadora do GLOBO, é possível simular todos os cenários

O GLOBO também lançou, esta semana, uma calculadora para simular o valor da pensão e acúmulo de aposentadorias. A reforma da Previdência acaba com a pensão integral e muda as regras para acumular este benefício com a aposentadoria. Em alguns casos, como de uma família em que os dois cônjuges recebem pelo teto do INSS, o valor total a ser recebido pode cair em até 30% .

Clique aqui e simule

PORTAL DIÁRIO

Tags:
Recomendado pelo Google: