header top bar

section content

Governo promove capacitação para auxiliares de serviços gerais das escolas da Rede Estadual de Ensino

Na capacitação serão ministradas palestras com conteúdo exclusivamente voltado ao perfil desses profissionais

Por Diário do Sertão

02/04/2018 às 16h24

Governo promove capacitação para auxiliares de serviços gerais das escolas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realizou nesta segunda-feira (2), nas 3ª, 4ª e 5ª Gerências Regionais de Educação (GRE), uma capacitação para Auxiliares de Serviços Gerais (ASG) das escolas pertencentes a estas gerências. A formação aconteceu no auditório da 3ª GRE, localizado no bairro das Malvinas, em Campina Grande.

Na 3ª GRE foram capacitados 180 ASGs de 57 escolas, já na 4ª GRE participaram da capacitação 39 ASGs de 11 escolas e na 5ª GRE participaram da formação 37 ASGs de 12 escolas da Rede Estadual de Ensino.

A capacitação acontece até o dia10 de abril, das 8h às 12h, nos auditórios e centros de formação das 14 GREs do Estado, sendo nesta terça-feira (3) no auditório da 6ª GRE, na cidade de Patos, para ASGs da 6ª, 8ª e 13ª GREs. Na 6ª GRE, serão capacitados 58 ASGs de 21 escolas. Já na 8ª GRE, participarão 25 ASGs de 11 escolas e na 13ª, 11 Auxiliares de Serviços Gerais de seis escolas da Rede Estadual.

O programa de capacitação dos Auxiliares de Serviços Gerais das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino acontece sob a gestão pactuada com a “Espaço, Cidadania e Oportunidades Sociais” (Ecos) e visa dar suporte para o exercício adequado das funções desses profissionais nas escolas, conforme preconizado no documento “Acordo de Nível de Limpeza”.

Governo promove capacitação para auxiliares de serviços gerais

Na capacitação serão ministradas palestras com conteúdo exclusivamente voltado ao perfil desses profissionais, realizadas por representante da empresa Clean Store, que possui 17 anos de atuação e experiência consolidada em consultoria na área de limpeza predial. Ao final da capacitação serão confeccionados certificados de participação. Os gestores das unidades escolares estão convidados a participar dos encontros, para acompanharem o processo.

Serão abordados na formação os seguintes temas: Uso correto de EPis; Noções de segurança do trabalho no que se refere à função de um auxiliar de serviços gerais; Uso correto dos produtos de limpeza e seus materiais de trabalho, como utilizar os mops e demais equipamentos necessários ao processo de limpeza; Orientações gerais com dicas de limpeza eficaz; Orientações gerais dos serviços de limpeza que devem ser executados e sua respectiva periodicidade, conforme o Acordo de Nível de Serviço de Limpeza, assim como implantação dos instrumentos de controle de rotina; Divulgação dos padrões ambientais estabelecidos por norma e divulgação de ações para o uso consciente de água, energia e assuntos gerais de sustentabilidade e dicas para o bom atendimento às necessidades da comunidade escolar no que tange a função dos ASGs.

Governo promove capacitação para auxiliares de serviços gerais

Kits de Limpeza
Serão distribuídos kits de limpeza para equipar adequadamente os ASGs, conforme preconiza o Edital 001/2017/SEAD/SEE, que estabelece os Indicadores e Metas para o Contrato de Gestão Pactuada, indicando o processo de melhorias contínuas para as unidades escolares, fornecendo materiais de trabalho adequados ao exercício das atividades de limpeza e higienização das escolas.

O número de kits será distribuído de acordo com o número de auxiliares de serviços gerais lotados em cada unidade escolar, conforme indicado abaixo, ou seja, de um a três ASGs , um kit; de três a sete auxiliares, dois kits; e acima de sete servidores, três kits; escolas técnicas e demais unidades de grande porte ganharão de quatro a cinco kits.

Cada kit será composto pelos seguintes itens: Mop de algodão para serviços úmidos; Balde/carrinho com prensa de torção; Placa de sinalização “Piso Molhado”; Pá coletora 4l com cabo de alumínio; Suporte para mop úmido; Refil para mop úmido; Vassoura 60cm; Luvas de borracha.

Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: