header top bar

section content

Escolas estaduais apresentam crescimento de 61% em inscrições no Enem 2019

As Escolas Cidadãs Integrais, em 2018, inscreveram 91% dos seus alunos; para o Enem 2019 inscreveram 93%.

Por Assessoria

29/06/2019 às 05h35 • atualizado em 29/06/2019 às 07h21

Edital do Enem está disponível para consulta; taxa de inscrição é de R$ 85. (Foto: Reprodução)

Um total de 24.489 alunos concluintes do ensino médio de escolas estaduais da Paraíba se inscreveu para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O número é 61% superior ao do ano passado, quando se inscreveram 15.182 alunos. As Escolas Cidadãs Integrais, em 2018, inscreveram 91% dos seus alunos; para o Enem 2019 inscreveram 93%. A Rede Estadual também registra crescimento no número de aprovações, que em 2018 foram 3.171, das quais 251 em primeiro lugar nos mais variados cursos de instituições de ensino superior pelo País. Em 2017 foram 1.925 alunos aprovados.

O crescimento nos números é reflexo das ações de estímulo e preparação para o Exame que o Governo do Estado realiza por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, como o Se Liga No Enem Paraíba, que em 2019 se tornou um programa e acontece em vários formatos: Festival, Egressos, Na Escola, Núcleo de Redação e Simulados.

O ‘SeLigaNoEnem Festival’ conta com edições festivais aos sábados em todas as 14 Gerências Regionais com aulas de revisão, redação, oficinas, laboratórios, circuito de games educativos, concurso cosplay, entre outras atividades. O ‘SeLigaNoEnem na Escola’ se apresenta com 64 polos presenciais de aulas para escolas regulares e integrais, abrangendo mais de 9 mil alunos. O ‘SeLigaNoEnemEgressos’ (ex-alunos) tem 1.770 vagas para alunos que concluíram o ensino médio na rede estadual, sendo 720 para aulas presenciais em quatro polos, e outras 1.050 para Ensino à Distância (EAD).

O ‘Núcleo de Redação’ organiza o Concurso de Redação e a produção de uma redação por mês simultaneamente em todo o estado, envolvendo 412 escolas e mais de 29 mil estudantes; e ‘Simulados’, com realização de dois simulados, um em maio e outro em agosto, dentro das competências e habilidades do Enem.

De acordo com gerente do Ensino Médio, Robson Rubenilson, a meta de inscrições para o Enem 2019 era de 50% dos alunos concluintes do ensino médio. O resultado alcançado superou a expectativa com 60% dos alunos concluintes inscritos. O resultado deve-se à política de valorização do ensino médio da rede estadual por meio da expansão da educação integral, aquisição de material de apoio para o estudante do Ensino Médio.

“Os resultados alcançados no último ano superaram a meta estabelecida de 3 mil aprovações e tem mostrando aos jovens que seu projeto de vida é possível. Educação pública de qualidade que leva à Universidade pública. Estes resultados trazem novos desafios para 2020, temos a expectativa de elevar a meta de 60% de alunos inscritos”, contou Robson.

Segundo a coordenadora das Escolas Cidadãs Integrais, Léia Gonçalo, o plano de ação da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia em relação ao trabalho desenvolvido pelas Escolas Cidadãs Integrais tem entre seus indicadores o percentual de estudantes do 3º ano inscritos no Enem. “Diante disso, traçamos estratégias para garantir que todos os estudantes façam a inscrição, as escolas fazem ações por meio de levantamento dos estudantes que não possuem documentos, reunião com pais e responsáveis e o trabalho de tutoria junto aos jovens. Além disso, também destacamos o excelente trabalho realizado por nossos professores, principalmente em conhecer e apoiar o Projeto de vida dos estudantes”, falou.

Tags:
Recomendado pelo Google: