header top bar

section content

VÍDEO: “Diversidade em Foco” explica importância da família e da escola no cultivo da sensibilidade

O programa Diversidade em Foco vai ao ar, todas as segundas-feiras das 16h às 17h na TV Diário do Sertão, na apresentação da professora Maria do Carmo

Por Diário do Sertão

27/09/2024 às 14h29 • atualizado em 27/09/2024 às 14h32

O programa Diversidade em Foco que é apresentado pela professora Maria do Carmo, em sua edição do último dia 16 deste mês, na telinha da TV Diário do Sertão, tratou sobre a temática: “o sentimento da sensibilidade na visão da Pedagogia e da Psicologia”.

No primeiro bloco, a professora Maria do Carmo teceu comentários sobre a sensibilidade com base no livro “Pedagogia da sensibilidade”, do autor Marcos de Dario. Segundo ela, o escritor cita que “crianças e adolescentes são dotadas de inteligência e sentimento que se aprende através do amor, do exemplo e pelas próprias experiências vividas”.

Ainda de acordo com os ensinamentos do referido livro, a apresentadora mostrou situações do dia a dia das família no tocante ao relacionamento saudável, entre os pais e as crianças. O objetivo, segundo a docente, é o cultivo da sensibilidade, uma vez que a mesma é fruto tanto da boa relação familiar como também da escola, sendo esta executora na formação do educando nos aspectos da aprendizagem, e adicionado a isso, estimuladora da sensibilidade, instinto, sentimento e aspecto cognitivo.

Com base no pensamento do autor, a professora adiantou que a escola deve trabalhar práticas de cooperação, bondade e relações interpessoais que consistem nos valores humanos.

Professora Maria do Carmo, apresentadora do “Diversidade em Foco” – Foto: TV Diário do Sertão

Com relação à sensibilidade no aspecto psicológico, o apoio teórico foi no texto de Cláudio Anastácio de Paula, doutorado em psicologia.

Com base em tais ensinamentos, a professora Maria do Carmo atentou para a abordagem sobre os vários aspectos da sensibilidade, tratando de passagens do cotidiano, e atentando para humanização, através da compreensão em relação aos conceitos de sensibilidade/doçura; doçura/sensibilidade.

Concluído o programa, o tema foi reforçado com o texto de uma estudante de psicanálise: “As vantagens de uma pessoa altamente sensível (PAS)”.

O programa Diversidade em Foco vai ao ar, todas as segundas-feiras das 16h às 17h na TV Diário do Sertão, na apresentação da professora Maria do Carmo.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: