header top bar

section content

Federações se dizem surpresas com nova regra de classificação para Libertadores e Sul-Americana

Exigência que tira times de divisões inferiores de torneios continentais causa reação negativa na Argentina. AFA manifesta preocupação com mudança em carta à Conmebol

Por Martín Fernandez

22/05/2019 às 11h03

Conmebol sorteia confrontos e grupos da Libertadores

Dirigentes de algumas das principais federações do futebol sul-americano se mostraram surpresos com a decisão da Conmebol de impedir clubes das divisões de acesso de seus países de disputar a Libertadores ou a Copa Sul-Americana. Algumas, inclusive, demonstraram certa insatisfação publicamente. A AFA, que será atingida diretamente se o rebaixado Tigre vencer a Superliga Argentina, manifestou preocupação com mudança em carta enviada à Conmebol nesta terça-feira.

– Consideramos inoportuna a nota enviada arbitrariamente pelo Diretor de Competições de Clubes da Conmebol sobre questões ainda não resolvidas de regulamentos vigentes. As circunstâncias descritas me levam a recordar que a Associação de Futebol Argentino ostenta o posto de associação da Conmebol – diz a carta assinada pelo presidente da AFA, Claudio Fabián Tapia.

A AFA cita preocupação especificamente com a situação do Tigre, que, apesar de rebaixado, venceu por 5 a 0 o Atlético Tucumán no jogo de ida e está muito perto da decisão da Copa da Superliga Argentina. O torneio, tal como a Copa do Brasil, reserva ao vencedor uma vaga na Libertadores.

Diante da possibilidade de ter um campeão e não poder conceder a vaga na Libertadores, como prevê o regulamento, a Superliga Argentina também se manifestou diante da polêmica.

– As novas disposições da Conmebol a respeito dos critérios de elegibilidade para participar da Libertadores de 2020 não podem afetar direitos adquiridos e consolidados, conforme a regulamentação dos órgãos responsáveis pelo futebol argentino. Não seria aceitável, diante de nenhum ponto nacional, que a Conmebol modifique, nesta instância, os critérios para a classificação às copas, quando o torneio que dá vagas para a mesma se encontre em estágio tão avançado – protestou.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira, a Conmebol publicou as exigências para os clubes disputarem a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana em 2020. E uma delas causou forte reação no Brasil.

“[o clube] deve estar disputando o torneio nacional de sua Associação Membro na divisão principal da competição em 2020 (ou seja, não haver descendido de divisão no torneio nacional.”

Consultada pelo GloboEsporte.com, a diretoria de competições de clubes da Conmebol confirmou que só poderá jogar a Libertadores e a Sul-Americana “quem estiver na Série A em 2020”. A Conmebol informou também que vai incluir a exigência nos regulamentos da Libertadores e da Copa Sul-Americana.

Times da Série B na Libertadores
Criciúma- 1992
Santo André – 2005
Paulista – 2006
Jorge Wilstermann- 2011
Palmeiras – 2013
Santiago Wanderers – 2018

Fonte: Martín Fernandez - https://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/federacoes-se-dizem-surpresas-com-nova-regra-de-classificacao-para-libertadores-e-sul-americana.ghtml

Recomendado pelo Google: