header top bar

section content

Titular da seleção, nadador Gabriel Santos é pego com substância anabólica em exame antidoping

Medalhista internacional e participante da Olimpíada do Rio, velocista de 23 anos tem dez dias para solicitar contraprova; ele estava classificado para o Mundial da Coreia e o Pan

Por Globo Esporte

26/06/2019 às 08h14

Gabriel Santos (Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Nadador titular do revezamento 4x100m livre da seleção brasileira e hexacampeão nacional dos 100m livre, o paulista Gabriel Santos, de 23 anos, foi pego em exame antidoping fora de competição realizado em maio. O velocista teve detectada a substância clostebol em um teste de urina feito no dia 20 de maio, em São Paulo, e pode ficar fora dos principais torneios internacionais da temporada, para os quais estava classificado.

O comunicado da infração, assinado pelo diretor executivo da Fina (Federação Internacional de Natação), Cornel Marculescu, foi expedido nesta terça-feira e direcionado a três entidades: Wada (Agência Mundial Antidoping), CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem).

O clostebol é um anabólico sintético – a substância foi, por exemplo, o que ocasionou o doping de Maurren Maggi em 2003 (cinco anos depois, ela se sagrou campeã olímpica); Maurren alegou que usou uma pomada cicatrizadora que continha a substância e levou uma suspensão de dois anos após a detecção. Outro nadador com passagem olímpica pela seleção, Henrique Rodrigues também foi pego com clostebol.

Gabriel tem, a partir de agora, dez dias para pedir a abertura da contraprova à Fina. Ele estava classificado para disputar revezamento 4x100m livre no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju, na Coreia do Sul, que começa no próximo dia 12 de julho, e nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.

Gabriel já foi notificado do resultado positivo. O exame foi processado pelo laboratório de controle de dopagem Institut Armand-Frappier, localizado em Laval, na província de Quebec, no Canadá. Se pedida a contraprova, ela será verificada na mesma instituição. Uma decisão contra o brasileiro pode tirá-lo tanto do Mundial de Gwangju quanto do Pan.

Gabriel disputou os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, como integrante do revezamento 4x100m livre, que terminou na sexta posição. Desde então, consolidou-se como um dos principais velocistas do país. Venceu em 2017 e 2018 os 100m livre no Troféu Maria Lenk, por exemplo – na edição de 2018, cravou a melhor marca de sua carreira, com 47s98.

Graças às inúmeras vitórias em território nacional, tornou-se figura cativa na seleção brasileira. No Mundial de Esportes Aquáticos de 2017, em Budapeste (Hungria), conquistou uma histórica medalha de prata no revezamento 4x100m livre. Na temporada passada, também no revezamento, faturou a medalha de ouro no Pan-Pacífico de Tóquio, com uma marca que deu ao Brasil a primeira posição do ranking mundial da prova em 2018.

Nesta temporada, o 4x100m livre brasileiro desponta como favorito ao pódio no Mundial de Gwangju e nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em agosto. O time tem o melhor tempo do mundo no ano e tem em seu quarteto titular quatro atletas que atuam pelo mesmo clube, o Pinheiros: além de Gabriel, Pedro Spajari, Breno Correia e Marcelo Chierighini.

A reportagem procurou o Esporte Clube Pinheiros, mas ainda não obteve resposta a respeito do caso de Gabriel.

Fonte: Globo Esporte - https://globoesporte.globo.com/natacao/noticia/titular-da-selecao-nadador-gabriel-santos-e-pego-com-substancia-anabolica-em-exame-antidoping.ghtml

Recomendado pelo Google: