header top bar

section content

Série C pode definir totalmente o Grupo A já neste fim de semana

Restam apenas dois jogos para que sejam conhecidos os classificados para o mata-mata e os rebaixados desta edição da Série C. Rodada #17 do Grupo A vai acontecer toda no fim de semana

Por Por Vitor Oliveira* — João Pessoa

17/08/2019 às 06h55 • atualizado em 16/08/2019 às 19h04

A Bolívia Querida já garantiu a sua classificação para a próxima fase — Foto: Lucas Almeida / Sampaio Corrêa

A penúltima rodada da fase de grupos da Série C do Brasileiro tem tudo para movimentar a matemática dos clubes. Com sete vagas abertas para a fase mata-mata e outras duas – essas indesejadas – para saber os rebaixados desta temporada na Terceirona, chegou o momento de as equipes se aterem às boas e às más possibilidades. No Grupo A, por exemplo, a rodada pode selar, já neste fim de semana, o fechamento de classificados e rebaixados, ainda que com um jogo restante para cada equipe.

Diferente do Grupo B, que teve o início da rodada #17 nessa quinta-feira, os jogos do Grupo A vão acontecer todos no fim de semana. Dos cinco encontros marcados, dois deles vão pôr, frente a frente, neste sábado, times que brigam diretamente por uma das três vagas restantes na chave: Botafogo-PB x Náutico e Imperatriz x Ferroviário. O Sampaio Corrêa já está classificado por antecipação.

JOGOS DO GRUPO A NA 17ª RODADA

SÁBADO, 15/08
Botafogo-PB x Náutico (no Almeidão, às 17h)
Imperatriz x Ferroviário (no Frei Epifânio, às 19h)
ABC x Sampaio Corrêa (Frasqueirão, às 19h15)

DOMINGO, 16/08
Confiança x Treze (Batistão, às 16h)
Santa Cruz x Globo FC (na Arena Pernambuco, às 18h)

Quem pode se classificar já nesta rodada?
1º SAMPAIO CORRÊA (30 pontos)
Classificado desde a rodada passada, a Bolívia Querida está a uma vitória – contra o ABC, fora de casa – de garantir a primeira colocação e, com isso, ter o direito de fazer o segundo jogo do mata-mata – pelo menos nas quartas de final – como mandante.

2º NÁUTICO (27 pontos)
Se ao menos empatar com o Botafogo-PB, fora de casa, neste sábado, chega aos 28 pontos e garante matematicamente sua classificação para a próxima fase.

3º CONFIANÇA (25 pontos)
Vai receber o Treze, que luta contra o rebaixamento. Precisa vencer e torcer por tropeços de Botafogo-PB e Ferroviário, contra Náutico e Imperatriz, respectivamente. Essa combinação garante a classificação ao time Azulino já neste fim de semana.

4º IMPERATRIZ (24 pontos)
O Cavalo de Aço faz confronto direto, como mandante, contra o Ferroviário. A vitória classifica a equipe caso o Botafogo-PB perca para o Náutico e o Santa Cruz não vença o Globo FC.

E na parte de baixo?
9º TREZE (15 pontos)
Enfrenta o Confiança, em Aracaju. Caso saia de campo derrotado e o Globo FC vença o Santa Cruz, volta para Campina Grande já rebaixado.

10º ABC (14 pontos)
A situação do time de Natal é a mais delicada. Na última colocação da chave, se perder para o líder e já classificado Sampaio Corrêa e o Globo FC vencer o Santa Cruz, estará rebaixado por antecipação para a Série D de 2020.

Brigando por fora
5º BOTAFOGO-PB (24 pontos)
Tentando recuperar o prejuízo do jejum recente cinco jogos sem vencer, o Belo precisa de êxito nas duas partidas restantes, sem deixar, é claro, de torcer por maus resultados de pelo menos um dos seus concorrentes. Vindo de duas vitórias consecutivas, já soma 24 pontos. No sábado, contra o Náutico, pode voltar ao G-4 em caso de vitória e tropeço de Confiança ou Imperatriz.

6º FERROVIÁRIO (23 pontos)
Apesar das cinco derrotas seguidas e da queda livre, o G-4 não se tornou um sonho tão distante para o Ferroviário. Com 23 pontos, precisa vencer o Imperatriz – quarto colocado com 24 pontos -, na casa do adversário, e torcer por, pelo menos, um empate do Botafogo-PB diante do Náutico para retornar à zona de classificação.

7º SANTA CRUZ (22 pontos)
Perseverante no sonho da classificação, a Cobra Coral soma 22 pontos e precisa vencer o Globo FC, na Arena Pernambuco, no domingo, para se manter vivo em busca do acesso à Série B. Mesmo que saia de campo com os três pontos, o Tricolor ainda não entra no G-4. Pelo menos, não corre mais risco de rebaixamento.

8º GLOBO FC (16 pontos)
Brigando na parte de baixo, vai encarar o Santa Cruz, em Recife. Não tem mais chances de classificação e ainda sofre ameaça do rebaixamento. Com 16 pontos, precisa vencer a Cobra Coral e torcer por maus resultados de Treze – com 15 pontos – e ABC – com 14 – para garantir a sua permanência na Série C já nesta rodada.

E o Grupo B?
Na outra chave da Série C, os dois rebaixados já estão definidos: Luverdense (13 pontos) e Atlético-AC (oito) já estão inapelavelmente na Série D de 2020. Tombense (17) e Boa Esporte (17) já não correm mais risco de queda, mas, em compensação, também não têm mais chance de classificação e vão apenas cumprir tabela nestas duas rodadas finais. Enquanto isso, seis clubes ainda brigam pelas quatro vagas no mata-mata e tudo pode acontecer até o fim da primeira fase, com vantagem para Juventude (27 pontos), Paysandu (27), Ypiranga (25) e São José (25) compondo o G-4 no momento, e Volta Redonda (24) e Remo (23) correndo mais por fora.

*estagiário, sob a supervisão de Cadu Vieira

Fonte: Por Vitor Oliveira* — João Pessoa - https://globoesporte.globo.com/pb/futebol/brasileirao-serie-c/noticia/serie-c-pode-definir-totalmente-o-grupo-a-ja-neste-fim-de-semana.ghtml

Recomendado pelo Google: